Servidores participam de palestra ‘Autoestima Blindada'

Instituto 20 de Maio de Ensino, Ciência e Tecnologia do Município de Palmas

Autor: Redação IVM/ Edição: Lorena Karlla | Publicado em 24 de maio de 2021 às 19:42

Palestra promovida pelo Instituto 20 de Maio, por meio da EGP, incentiva o fortalecimento emocional dos servidores municipais

Com mais de 100 participações de servidores das diferentes pastas da administração municipal de Palmas, a palestra ‘Autoestima Blindada’, aconteceu na quarta-feira, 19, promovida pelo Instituto 20 de Maio de Ensino, Ciência e Tecnologia (IVM), por meio da Escola de Governo de Palmas (EGP). O objetivo é o fortalecimento emocional dos servidores diante das adversidades. Ministrada pela Enfermeira e Master Coach Samara Avelar, a palestra aconteceu no canal do Youtube IVM Online.

Na abertura a presidente do IVM, Jacqueline Vieira, chamou atenção para o fato de estarmos vivendo em uma pandemia onde a autoestima pessoal tem papel fundamental. “Com certeza as nossas reações aos desafios, e as situações que o mundo nos apresenta, depende muito do nosso aspecto emocional, e, com certeza quanto mais autoestima nós tivermos, melhor nós vamos responder aos desafios da vida”, declarou.

A Assistente Social Soraya Helena de Araújo Mendes, que trabalha no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do Distrito de Taquaruçu, expressa sua satisfação pelos ensinamentos adquiridos, “a palestra trouxe além do tema da autoestima, outros temas transversais que em meio a pandemia estão sendo cruciais dialogarmos”, ela também conta que durante a palestra houve a indicação de um livro que chamou a sua atenção, ‘O jeito Harvard de ser feliz’, de Shawn Achor, que ela adquiriu e vai ler.

Durante o evento a Master Coach Samara Avelar cita o grande pesquisador e psicólogo, Nathaniel Branden, que escreve o conceito de que ‘a autoestima é a reputação que temos com nós mesmos’, Samara convida os participantes a imaginarem que estão com óculos embaçados, sem ter clareza de quem é, o que ama, quais qualidades e defeitos tem, imediatamente ao limpar os óculos e permitir se olhar, as imagens ficam mais claras, com segurança e capacidade de evoluir e buscar ser melhor consigo e com as outras pessoas.

A coordenadora do Centro de Saúde da Comunidade Jardim Aureny II, Kathia Alves, que participou da dinâmica escrevendo suas quatro qualidades – “alegre, responsável, comunicativa e dedicada”, afirma que falar de si mesma pode ser difícil, mas concorda que é importante para a autoestima saber receber elogios.

Instrutora

Samara Avelar é master coach integral sistêmico e enfermeira. Tem formação em Executive Business, Mindfulness e Análise de Perfil Comportamental, e é pós-graduanda em Transtornos Alimentares.