Servidores participam de palestra sobre a importância de si mesmo para alcançar objetivos

Instituto 20 de Maio de Ensino, Ciência e Tecnologia do Município de Palmas

Autor: Redação IVM | Publicado em 17 de dezembro de 2020 às 17:29

Evento online, realizado na manhã desta quinta-feira, 17, marcou o encerramento das atividades letivas no IVM e EGP

“O ano foi de muito sacrifício e, agora, é hora de renovar as energias e a esperança. O momento é de ressignificar. E a peça-chave para que tudo isso aconteça é você”, destacou a administradora e master coach Tudy Vieira, ao iniciar palestra online para servidores municipais, na manhã desta quinta-feira, 17, durante o encerramento do ano letivo 2020 no Instituto 20 de Maio (IVM) e Escola de Governo de Palmas (EGP).

Em meio ao cenário atual, com tantas situações difíceis, a palestrante afirmou que a única certeza que há é que tudo vai mudar, as pessoas precisam se adaptar. Segundo Tudy, para conseguir equilibrar as diversas áreas da vida, é preciso motivação. “Trabalhar para sobreviver não é fácil, mas trabalhar para realizar sonhos, ter sucesso... vale a pena.”

De acordo com a palestrante, o que tem levado a população a ter problemas de saúde, vida social cada vez menos atrativa, e sentimento de impotência e de desânimo são cinco fatores: falta de planejamento, de clareza sobre seu papel, e de autocontrole, o comodismo e limitações, ou seja, pensar dentro da caixa. “A diferença das pessoas felizes das infelizes é como elas olham para os problemas delas”, disse. “Você é a peça-chave, você pode mudar tudo, pode realmente assumir o controle da sua vida, dos resultados que quiser, se tomar a decisão de fazer o que precisa ser feito, na hora que precisa ser feito.”

 Dicas para 2021

Para conquistar os objetivos em 2021, a palestrante deixou cinco dicas: é preciso conhecer a si mesmo; entender do comportamento humano, de gente; desenvolver competências, a comunicação é uma delas; desenvolver a inteligência emocional; e ter um objetivo principal definido.

Para a servidora Eslany Alves Gonçalves, a palestra trouxe um alerta para a necessidade da motivação. “Precisamos olhar o trabalho como um dos nossos meios de realização pessoal para que, assim, sejamos felizes profissionalmente”, enfatizou Eslany, que atua como gerente administrativo-financeira no Município, lembrando que a fala da palestrante sobre a necessidade do planejamento de cada um para a melhoria efetiva do ambiente de trabalho, também, lhe chamou bastante atenção.