Instituto 20 de Maio de Ensino, Ciência e Tecnologia
Autor: Redação IVM | Publicado em 25 de outubro de 2019 às 17:05
Assuntos foram abordados em palestra ministrada no IVM nesta quinta-feira, 24
Os
passos necessários para se alcançar uma vida financeira segura e próspera, e a
forma adequada de se portar no ambiente de trabalho foram os assuntos abordados
nas palestras ‘Planejamento Financeiro: aprendendo a organizar suas finanças’ e
‘Etiqueta no trabalho: regras para uma boa convivência’, realizadas nessa
quinta-feira, 24, no Instituto 20 de Maio de Ensino, Ciência e Tecnologia
(IVM). A programação faz parte da Semana do Servidor, que começou na última
segunda-feira, 21, e segue até esta sexta-feira, 25.
Na
primeira palestra, sobre planejamento financeiro, o analista de sistemas e coach integral sistêmico, João Neto
Valadares, explicou como é possível organizar as finanças, principalmente nesse
período de fim de ano, quando entra o 13º salário. O palestrante apresentou
ferramentas para organizar as finanças, falou sobre a necessidade de a pessoa
ser autorresponsável e eliminar as crenças limitantes.
Na
oportunidade, o palestrante apresentou ferramentas como: balanço patrimonial e
orçamento doméstico. Com relação às dívidas, Valadares disse que é preciso
fazer um plano de quitação, depois renegociar os débitos vencidos mais antigos,
e também fazer amortizações, se possível. A partir de então, indicou que é
possível fazer investimentos, principalmente para reserva de emergência e fundo
de aposentadoria.
Para
a servidora Isa Michele Bezerra Silva, que trabalha na Educação, a palestra
esclareceu muitas dúvidas que tinha e ampliou sua visão sobre planejamento
financeiro. Para ela, o tema é muito atual e necessário. “A dica principal que
vou aplicar é fazer o orçamento, que é diferente da planilha de gastos, pois eu
atualmente faço planilha de gastos, e deixar de ser correntista de bancos
normais e buscar banco digital para diminuir as tarifas”.
Etiqueta no trabalho
Na
segunda palestra da tarde, a jornalista e coach
integral sistêmico Neuracy Viana, que também é analista de perfil
comportamental, trouxe conceitos sobre etiqueta e dicas de como se portar no
ambiente corporativo, conforme as regras de etiqueta. “Estudos realizados
indicam que a grande maioria das demissões ocorrem por má conduta
profissional”, disse destacando como principais: relacionamentos, faltas e
atrasos.
Na
oportunidade, a palestrante abordou algumas situações e trouxe dicas de como
deve ser o comportamento profissional em relação a essas situações. “Conhecer e
saber posicionar-se a partir da etiqueta profissional é fundamental”, disse,
destacando que o comportamento adequado auxilia o profissional a não prejudicar
sua imagem no ambiente de trabalho.
O
servidor Leônidas Alves de Castro, inspetor da Guarda Metropolitana de Palmas,
diz que achou a palestra muito boa e criativa e que irá contribuir para uma
melhoria no ambiente de trabalho. “Às vezes as pessoas confundem muito o que é
etiqueta, e a etiqueta não se aplica só em um jantar, mas no trabalho e em
vários ouros lugares”, disse destacando que aprendeu algumas regras. “A
palestra serviu para demonstrar que a etiqueta é válida em todos os ambientes e
que traz um bom relacionamento entre os companheiros de trabalho”,
comentou.