Servidores recebem dicas para alcançar equilíbrio financeiro e como se portar no ambiente de trabalho

Instituto 20 de Maio de Ensino, Ciência e Tecnologia

Autor: Redação IVM | Publicado em 25 de outubro de 2019 às 17:05

Assuntos foram abordados em palestra ministrada no IVM nesta quinta-feira, 24

 

Os passos necessários para se alcançar uma vida financeira segura e próspera, e a forma adequada de se portar no ambiente de trabalho foram os assuntos abordados nas palestras ‘Planejamento Financeiro: aprendendo a organizar suas finanças’ e ‘Etiqueta no trabalho: regras para uma boa convivência’, realizadas nessa quinta-feira, 24, no Instituto 20 de Maio de Ensino, Ciência e Tecnologia (IVM). A programação faz parte da Semana do Servidor, que começou na última segunda-feira, 21, e segue até esta sexta-feira, 25.

 

Na primeira palestra, sobre planejamento financeiro, o analista de sistemas e coach integral sistêmico, João Neto Valadares, explicou como é possível organizar as finanças, principalmente nesse período de fim de ano, quando entra o 13º salário. O palestrante apresentou ferramentas para organizar as finanças, falou sobre a necessidade de a pessoa ser autorresponsável e eliminar as crenças limitantes.

 

Na oportunidade, o palestrante apresentou ferramentas como: balanço patrimonial e orçamento doméstico. Com relação às dívidas, Valadares disse que é preciso fazer um plano de quitação, depois renegociar os débitos vencidos mais antigos, e também fazer amortizações, se possível. A partir de então, indicou que é possível fazer investimentos, principalmente para reserva de emergência e fundo de aposentadoria.

 

Para a servidora Isa Michele Bezerra Silva, que trabalha na Educação, a palestra esclareceu muitas dúvidas que tinha e ampliou sua visão sobre planejamento financeiro. Para ela, o tema é muito atual e necessário. “A dica principal que vou aplicar é fazer o orçamento, que é diferente da planilha de gastos, pois eu atualmente faço planilha de gastos, e deixar de ser correntista de bancos normais e buscar banco digital para diminuir as tarifas”.

 

Etiqueta no trabalho

 

Na segunda palestra da tarde, a jornalista e coach integral sistêmico Neuracy Viana, que também é analista de perfil comportamental, trouxe conceitos sobre etiqueta e dicas de como se portar no ambiente corporativo, conforme as regras de etiqueta. “Estudos realizados indicam que a grande maioria das demissões ocorrem por má conduta profissional”, disse destacando como principais: relacionamentos, faltas e atrasos.

 

Na oportunidade, a palestrante abordou algumas situações e trouxe dicas de como deve ser o comportamento profissional em relação a essas situações. “Conhecer e saber posicionar-se a partir da etiqueta profissional é fundamental”, disse, destacando que o comportamento adequado auxilia o profissional a não prejudicar sua imagem no ambiente de trabalho.  

 

O servidor Leônidas Alves de Castro, inspetor da Guarda Metropolitana de Palmas, diz que achou a palestra muito boa e criativa e que irá contribuir para uma melhoria no ambiente de trabalho. “Às vezes as pessoas confundem muito o que é etiqueta, e a etiqueta não se aplica só em um jantar, mas no trabalho e em vários ouros lugares”, disse destacando que aprendeu algumas regras. “A palestra serviu para demonstrar que a etiqueta é válida em todos os ambientes e que traz um bom relacionamento entre os companheiros de trabalho”, comentou.