Servidores são testados para detecção da Covid-19 e recebem orientações sobre os cuidados com a saúde

Secretaria da Saúde

Autor: Redação Semus | Publicado em 27 de agosto de 2021 às 14:30

Profissionais que atuam na sede da Semus também estão sendo imunizados contra a influenza durante as ações do ‘Saúde em Dia’

Em mais uma edição do ‘Saúde em Dia’, projeto que promove uma série de atividades voltadas aos cuidados em saúde dos servidores, profissionais que atuam na sede da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) e que ainda não receberam a vacina contra a influenza estão sendo imunizados e também testados para detecção da Covid-19. Durante as ações, realizadas nesta sexta, 27, ainda estão sendo repassadas orientações de especialistas sobre bem-estar e segurança do trabalhador.

A nutricionista Lorenna Martins Silva, 29 anos, aproveitou a oportunidade para receber a dose da vacina da influenza e realizar o exame de Covid-19, já que na outra ação do mesmo formato realizada na Saúde, ela havia testado positivo para a doença e estava assintomática. “Em dezembro do ano passado, fiz o teste aqui na secretaria e não estava com nenhum sintoma. Para minha surpresa, testei positivo. Ações como esta, contribuem bastante para o nosso cuidado pessoal. Com os serviços disponíveis na sede da secretaria, facilita o nosso acesso, sem prejudicar o andamento do trabalho”, observa.

A administradora Ana Luisa Galdindo, 41 anos, também já testou para a Covid-19 em setembro do ano passado. Agora, mesmo sem sintomas e já vacinada com as duas doses, resolveu ser testada, pois sabe que o vírus circula muito rápido e é muito contagioso. “Toda prevenção vale a pena. Além da nossa proteção individual, é fundamental pensar nas pessoas que estão ao nosso redor, buscando adotar todos os cuidados e tomando as precauções apropriadas”, aconselha a servidora.

A diretora de Vigilância em Saúde de Palmas, Marêssa Ribeiro, explica que a programação servirá para rastrear possíveis pessoas contaminadas com a Covid-19, considerando que algumas podem estar com o vírus e assintomáticas. “Com esse rastreio, poderemos cortar uma provável cadeia de transmissão, mantendo o ambiente de trabalho seguro, inclusive contra a nova variante da doença”, ressalta.

 

Ações

As ações desta sexta são direcionadas para os servidores da sede da pasta, localizada na Avenida Teotônio Segurado, na quadra 1.302 Sul. Na próxima semana será a vez dos trabalhadores das Unidades de Saúde da Família (USFs) receberem as atividades do “Saúde em Dia” com testagem e orientações em saúde.

Na semana passada, os servidores das unidades sentinelas, exclusivas para a Covid-19, iniciaram as testagens de rastreio para monitoramento e planejamento de novas ações de segurança no ambiente de trabalho.