Sesmu alerta sobre os perigos da aquaplanagem com a ocorrência de chuva

Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana

Autor: Redação/ Edição: Lorena Karlla | Publicado em 07 de outubro de 2021 às 18:22

Manutenção dos veículos e as boas condutas no trânsito estão entre as medidas a serem seguidas para evitar acidentes

Oficialmente, ainda não estamos no período chuvoso, mas, nos últimos dias as pancadas de chuvas vem se intensificando na Capital. Com isso, a Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu) alerta os condutores sobre os perigos no trânsito a partir do surgimento do fenômeno da aquaplanagem, que acontece quando a água da chuva inunda a pista dificultando o contato direto dos pneus dos veículos com o asfalto, o que pode gerar perda do controle da direção e aumentar os riscos de acidentes nas vias.

 

A agente de Trânsito e Transporte, Glauce Kelly alerta que um dos principais cuidados em relação à aquaplanagem é quanto a manutenção dos veículos. “É importante manter sempre os pneus calibrados, os para-brisas limpos e os limpadores de para-brisas ativos. Além dos sistema elétrico e de iluminação do automóvel, como os faróis, a luz de posição e de freio funcionando regularmente para que o veículo esteja visível aos outros condutores no trânsito”, ressaltou.

 

Glauce destaca ainda que o comportamento do condutor pode evitar inúmeros transtornos. ''É necessário dirigir com a velocidade reduzida, aumentar a distância do veículo para o automóvel da frente e reforçar os cuidados com a aquaplanagem para evitar o deslizamento na pista. Outra atitude responsável é os condutores ficarem atentos aos demais elementos que compõem o trânsito, a exemplo dos pedestres e ciclistas’’, lembrou.


 

Cuidados


 

Para evitar possíveis transtornos no trânsito durante o período chuvoso é necessário colocar em prática as seguintes dicas de segurança:


 

Reduzir a velocidade;

Não frear bruscamente;

Manter os pneus em boas condições e calibrados;

Manter os faróis acesos;

Manter os limpadores de pára-brisa em ótimas condições.