Sesmu destaca importância do uso do capacete pelos motociclistas

Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana

Autor: Redação Sesmu | Publicado em 19 de junho de 2019 às 09:09

Para diminuir o risco e a gravidade das lesões na cabeça, pilotos devem sempre fazer uso do capacete com selo de qualidade do Inmetro

A Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana de Palmas (Sesmu) alerta para o alto risco do não uso ou do uso incorreto do capacete por motociclistas. De acordo com dados do Projeto Vida no Trânsito (PVT), neste ano, só entre os meses de janeiro a maio, foram confirmados 16 óbitos de pilotos ou passageiros, desse total, 50% das vítimas tiveram traumatismo craniano.

 

Para a superintendente de Trânsito e Transporte do município, Valéria Oliveira, os dados são preocupantes. “Metade das vítimas fatais sofreu traumatismo craniano, isso é assustador porque pode indicar que as pessoas não estão usando o equipamento de proteção devidamente, o que as deixam ainda mais vulneráveis durante um acidente”, disse a superintendente.

 

A motocicleta é em todo caso, mais perigosa que o carro, mesmo quando o piloto segue as normas de trânsito e faz o uso correto dos equipamentos de segurança, uma vez que, no carro, a estabilidade é muito maior, pois a própria lataria do veículo funciona como uma proteção para o condutor e há, ainda, o cinto de segurança. Como os motociclistas não dispõem desses itens, estão muito mais expostos aos riscos, por isso o capacete é fundamental para proteção deles.

 

Para diminuir o risco e a gravidade das lesões na cabeça, os pilotos devem sempre fazer uso do capacete. O item deve ter o selo de qualidade do Inmetro, estar devidamente afixado à cabeça por meio da cinta jugular e possuir adesivos refletivos. O piloto deve ainda utilizar a viseira abaixada ou óculos de proteção, a depender do modelo do capacete.

 

Penalidades

 

Não utilizar capacete e utilizar capacete não aprovado pelo Inmetro ou danificado pode configurar infração gravíssima segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Para este caso, estão previstas em lei as seguintes medidas:

 

- Perda de 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação;

- Multa no valor de R$ 293,47;

- Suspensão do direito de dirigir;

- Recolhimento do documento de habilitação.

 

 

Texto: Jacqueline Fernandes (estagiária) Edição e postagem: Iara Cruz