Sesmu reforça a boa convivência no trânsito entre os ciclistas, condutores e pedestres

Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana

Autor: Redação Sesmu | Publicado em 04 de junho de 2019 às 10:09

Em Palmas todos os anos cresce o número de pessoas adeptas da prática do ciclismo. São muitos grupos que se espalham pela cidade, principalmente nos finais de semana e no período noturno, dividindo o trânsito com os motoristas, motociclistas e pedestres. E a Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu) reforça a necessidade de uma boa convivência entre condutores e ciclistas no trânsito.

O respeito e os deveres dos ciclistas também são temas do mais novo vídeo do Canal Agente Responde, que dessa vez conta com a apresentação do agente de Trânsito, Celestino Pessoa, que dá dicas essenciais para os ciclistas trafegarem com mais segurança nas vias da Capital. O vídeo completo pode ser acessado pelo link.

“São muitos os desafios quando falamos de trânsito e sabemos da necessidade de direcionarmos esforços para garantir um trânsito mais seguro para os pedestres, condutores e ciclistas. E a administração municipal é bem sensível à causa, e trabalha no sentido de reforçar a importância dos ciclistas na construção de uma mobilidade urbana inclusiva,” destacou a superintendente de Trânsito e Transporte, Valéria Oliveira.

Andar de bicicleta, seja como prática esportiva, lazer ou como uma ferramenta de transporte que auxilia nas atividades do dia a dia,  além de promover maior qualidade de vida a quem pratica, promove maior mobilidade urbana e contribui para desafogar o trânsito que todos anos recebem milhares de novos veículos, o que dificulta ainda mais a fluidez nas vias.

Mas ter atenção e uma boa conduta no trânsito também é uma das preocupações da Sesmu. Uma vez que muitos motoristas ainda não respeitam o ciclista como um participante desse cenário e integrante do trânsito. Já do outro lado, alguns ciclistas não respeitam as normas de segurança, colocando a sua vida em risco.

A gerente da Educação para o Trânsito da Sesmu, Kerllen Parrião, ressalta o respeito no trânsito para fortalecer a segurança. “Todos os anos aumentam os números de pessoas que escolhem o ciclismo como uma prática de esporte. Reforçamos em nossas ações educativas os cuidados que os ciclistas devem ter nas vias, ao dividir os espaços com os veículos, como também o respeito principalmente dos condutores e assim evitar que acidentes aconteçam’’.