Secretaria Municipal da Saúde
Autor: Redação Semus | Publicado em 12 de setembro de 2019 às 10:24
Palestra acontece nesta quinta, 12, às 16 horas, para pacientes e servidores
Com
o tema ‘Amarelo salva vidas’, em alusão ao Setembro Amarelo, o Ambulatório de
Atenção à Saúde Dr Eduardo Medrado (Amas) realiza nesta quinta-feira, 12, às 16
horas, uma palestra para funcionários e pacientes sobre prevenção ao suicídio e
promoção à saúde. A palestra será ministrada pela médica psiquiatra Verônica da
Silveira Leite.
De
acordo com a coordenadora do Amas, Carme Lúcia Rivas de Oliveira, o objetivo é
conscientizar as pessoas sobre como agir para ajudar aqueles que estão em
sofrimento mental. “Não é frescura, o assunto é sério. E nós como profissionais
de saúde temos que focar na promoção à saúde. Então, a proposta é conscientizar
nossos servidores e usuários sobre como devemos agir com o paciente para
prevenir o suicídio e ajudá-lo nesse momento difícil que ele está passando”,
ressalta.
Campanha e
atendimento
O
Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção ao
suicídio. No Brasil, foi criado em 2015 pelo Centro de Valorização da Vida
(CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de
Psiquiatria (ABP), com a proposta de associar a cor ao mês que marca o Dia
Mundial de Prevenção do Suicídio - 10 de setembro.
Na
Capital, Palmas, existe a Rede de Atenção Psicossocial (Raps) cuja atuação vai
desde o Centro de Saúde da Comunidade (CSC), aos Centros de Atenção
Psicossocial (Caps II e AD III), até o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência
(Samu) e o Hospital Geral de Palmas (HGP). Dependendo de cada caso essa rede é
acionada pelos trabalhadores da Saúde, Educação, Desenvolvimento Social e o
objetivo é a atenção ao sofrimento psicossocial que cada pessoa está vivendo.
Neste link consta a localização de todos os serviços da rede.
O
atendimento ao público pela linha 188 do CVV funciona todos os dias 24 horas e,
de acordo com o Centro, quem necessitar dos serviços pode ligar quantas vezes quiser
para o canal para e ser ouvida sem ser julgada. O CVV ressalta ainda que o serviço
é sigiloso e conta com profissionais voluntários e capacitados que não
direcionam, não dão indicação ou receitam, pois entendem que quando a pessoa
desabafa muitas vezes a resposta já está dentro dela mesma. Mais informações no site