Sistema de energia solar é inaugurado na ETI Almirante Tamandaré

Secretaria Municipal da Educação

Autor: Redação Semed | Publicado em 05 de setembro de 2017 às 12:50

O sistema trará uma economia de cerca de R$ 5 mil por mês na unidade escolar

Na manhã desta terça-feira, 5, foi realizada a cerimônia de inauguração do sistema de captação de energia solar na Escola de Tempo Integral (ETI) Almirante Tamandaré, localizada na Arse 132. O evento reuniu o prefeito Carlos Amastha, o secretário municipal da Educação, Danilo Melo, o secretário de Energias Sustentáveis, Fábio Frantz, e demais autoridades, em um momento para ativar o sistema fotovoltaico, dando início à captação de energia solar.

A instalação das placas de captação de energia solar foi iniciada no mês de agosto deste ano e teve o investimento de R$ 210 mil. São 160 placas com potencial de produzir 44 kWp (Quilowhatts-pico) que, além de gerar energia limpa, trará uma economia de cerca de R$ 5 mil por mês. O prefeito ressaltou que essa economia é de fundamental importância para o crescimento econômico do município. “Vai ser um benefício para nossas crianças, pra nossa Educação e todos os outros setores do município que a partir de agora também irão aderir a essa tecnologia”, reforçou o prefeito.

De acordo com a Secretaria de Projetos Captação de Recursos e Energias Sustentáveis (Secres) o projeto atende às metas globais de redução de emissão de gás carbônico (CO²) e reforça o compromisso da gestão de consolidar Palmas como uma cidade eficiente e sustentável. “Esse projeto vai ser transmitido para os alunos e vai ensinar a eles a serem cidadãos sustentáveis, a utilizar energias renováveis no dia a dia em casa, com seus pais e sociedade em geral”, destaca Fábio Frantz.

Para Danilo Melo esse projeto desenvolvido na ETI é um exemplo concreto de boas práticas que transforma os hábitos das crianças através da educação ambiental. “Poder gerar na sua escola a energia que consome, assim como o cultivo de peixe, de hortaliças, produzindo seu próprio alimento e com qualidade, é um exemplo para as crianças. Isso é currículo, é educação além da sala de aula, o que proporciona a formação da pessoa como um todo”, avalia.