Solidariedade: doação de máscaras para pessoas contribui para a saúde coletiva

Secretaria Municipal da Saúde

Autor: Redação Semus | Publicado em 29 de abril de 2020 às 15:59

Uso de máscara reduz a forma de contágio de uma pessoa para outra do novo coronavírus (Covid-19)

A cidade de Palmas desde o dia 10 março vem seguindo as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e construindo um cenário favorável para a saúde do cidadão palmense. Dentre as novas medidas uma delas é o uso obrigatório de máscaras protetoras que entra em vigor na próxima segunda-feira, 04.

Pensando na população mais vulnerável, o Consultório na Rua, projeto que existe desde 2016 e faz parte das ações de atenção básica da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), arrecadou máscaras de proteção para as pessoas em situação de rua. A enfermeira que integra essa equipe, Juliana Simões, fala da importância das doações nessa época de enfrentamento do novo coronavírus. “As máscaras protetoras, produtos de higiene e roupas que recebemos em doações são distribuídas para as pessoas em situação de rua e são essenciais, assim podendo atender de maneira adequada nesta pandemia”, disse ela.

A enfermeira ainda explica que o projeto visa garantir que essa população tenha acesso aos serviços básicos de saúde. “É uma garantia de saúde a toda e qualquer pessoa, assim contribuindo com a saúde pública e na redução da mortalidade, muitas pessoas em situação de rua são acometidas por doenças infectocontagiosas e nossa equipe acompanha todo esse processo, desde o diagnóstico, tratamento e cura”, ressaltou.

Educação em Saúde

O Consultório na Rua, pensando em maneiras de informar e evitar formas de transmissão cruzada, elaborou cartazes com informações sobre o Covid-19 para informar os usuários sobre os cuidados necessários, assim evitando a distribuição de folders ou material que possa ser contaminado para a população.

Você pode realizar uma doação para o projeto Consultório na Rua através do número: (63) 99239-2160 ou procurar Centro de Saúde da Comunidade (CSC) Isabel Áurea, situado na quadra 207 sul.

Máscaras de proteção caseira

A máscara caseira precisa ser elaborada dentro de alguns critérios. É necessário que ela tenha duas camadas de pano, ou seja, dupla face. É uma máscara de uso individual e precisa ser trocada sempre que estiver úmida. As medidas da máscara precisam cobrir totalmente a boca e o nariz e que estejam ajustadas ao rosto, sem espaços nas laterais.