Taça Cidade de Palmas de Ciclismo divulga vencedores das provas profissionais e amadoras

Fundação Municipal de Esportes e Lazer

Autor: Malena Mota | Publicado em 25 de maio de 2023 às 08:37

Conheça os vencedores da 1ª Taça Cidade Palmas de Ciclismo, promovida pela Fundação Municipal de Esportes de Lazer (Fundesportes), em parceria com a Federação Tocantinense de Ciclismo (FTC), realizada na manhã de domingo, 21, em alusão aos 34 anos da Capital, comemorados no sábado, 20. Participaram da competição 161 atletas, sendo 148 nas categorias masculinas e 13 na feminina.

A 1ª Taça Cidade Palmas de Ciclismo, que é uma competição festiva e não oficial, fez provas para atletas profissionais e amadores. Com duas horas de provas, a categoria Elite Masculino recebeu inscrições individual e por equipe, com até oito atletas. Na modalidade amadora, com provas de 1 a 1h30, foram cinco categorias: Master Maculino A, B e C, Júnior Masculino e Feminino, e teve inscrições por equipe e individual.

A premiação teve valores conforme a modalidade da competição - profissional ou amadora - e a colocação de chegada. Na profissional, o prêmio variou de R$ 10 mil, ao primeiro colocado, a R$ 1 mil para o quinto lugar. No amador, em todas as cinco categorias, independentemente do masculino ou feminino, a premiação foi de R$ 3 mil, para o primeiro lugar, a R$ 300,00, para o quinto lugar.

O presidente da Federação Tocantinense de Ciclismo (FTC), Diogo Freitas, ressaltou a importância da Prefeitura de Palmas incentivar e realizar eventos como este para o crescimento do esporte no estado. "O evento já nasceu grande e muito organizado, agora vamos trabalhar para que ele permaneça no calendário da cidade e se torne referência para a região Norte", ressaltou Diogo.

"A prova foi um sucesso, pois superou todas as expectativas nas inscrições e participação de ciclistas de diversos estados do país", destaca o presidente da Fundesportes, Raimundo Júnior, lembrando que o incentivo ao esporte já vem ocorrendo em Palmas, com o apoio da Prefeitura de Palmas, em vários eventos esportivos, tais como as corridas de rua e aventura, bem como as competições de ciclismo MTB e enduro, handebol feminino, futebol feminino, futebol de categorias de base e futsal feminino.

Para finalizar, Raimundo Júnior afirma que, devido ao grande sucesso, a competição deverá ser um evento anual e comemorativo ao aniversário de Palmas. "A Copa Palmas de Ciclismo já faz parte do calendário de eventos de ciclismo de Palmas, e neste primeiro ano já obteve representante de 12 estados da federação, e no próximo ano a expectativa é de crescimento de participantes de mais outros estados".

O grande vencedor da competição, Rodrigo Melo, 1º lugar na categoria Elite, atleta profissional há 17 anos, já rodou os quatro cantos do Brasil para competir, não se cansou de elogiar a organização, segurança e o percurso bem pensado para os atletas. "Além de todo o carinho e cuidado que fomos recebidos em Palmas, ainda temos uma premiação de R$ 10 mil, premiação esta, que não existe em nenhum outro lugar do país, então, Palmas está de parabéns com esse incentivo aos atletas”, disse.

Premiação Palmenses

Para incentivar os palmenses com a prática do ciclismo, neste primeiro ano da competição a Prefeitura de Palmas concedeu o valor de R$ 1 mil aos palmenses melhores classificados em cada uma das cinco categorias.

A atleta palmense Leidiane Santos, que conquistou o segundo lugar na Categoria Feminina, acrescentou mais R$ 1 mil à sua premiação. "Me pegou de surpresa, mas eu gostei muito, nos valoriza e incentiva o ciclismo aqui na Capital. Vou aproveitar para investir mais em equipamentos", comemora a atleta.

Vencedores

Categoria Feminino

1- Bruna Gomes da Silva
2 - Leidiane Santos (Lady)