Taquaruçu Grande recebe o Dia D de Sensibilização e Prevenção às Queimadas neste sábado, 13

Fundação Municipal de Meio Ambiente de Palmas

Autor: Georgethe Pinheiro/ Edição: Lorena Karlla | Publicado em 12 de agosto de 2022 às 13:18

Primeira etapa do evento foi realizada no último final de semana, no Distrito de Taquaruçu, quando foram visitadas 126 propriedades rurais da região

Neste sábado, 13, a comunidade de Taquaruçu Grande recebe o Dia D de Sensibilização e Prevenção às Queimadas, realizado pelo Comitê Municipal de Prevenção, Controle e Combate aos Incêndios Florestais e Urbanos (PrevIncêndio), sob a coordenação da Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA). A primeira etapa do evento foi realizada no último final de semana, no Distrito de Taquaruçu, quando foram visitadas 126 propriedades rurais da região.

A intenção deste trabalho é levar informações sobre a legislação ambiental vigente, bem como orientar sobre os riscos do uso fogo no período de estiagem. Vale destacar que Palmas cumpre o Decreto 11.100/2022, publicado em 22 de junho pelo Governo Federal, que suspendeu as permissões para uso do fogo em todo o território nacional por 120 dias a partir daquela data. A intenção do Município é minimizar os prejuízos ambientais e materiais decorrentes das queimadas.

Além deste trabalho de prevenção e sensibilização sobre queimadas, desde 2021 o Município vem adotando a recuperação das áreas degradadas pelo fogo, logo após o período seco, com o plantio de árvores de espécies nativas, para recomposição da fauna original.

Por fim, Palmas também conta com uma brigada de combate e controle de incêndios rurais e urbanos, ligada à Superintendência de Defesa Civil e que trabalha em parceria com os órgãos ambientais, do Município, Estado e Federal, Guarda Metropolitana Ambiental, Corpo de Bombeiros, dentre outros.