Taquaruçu, Parque dos Povos Indígenas e a Praça do Cmei Lucas Ruan serão palco do Palmas para o Brincar

Secretaria Municipal da Educação

Autor: Semed | Publicado em 23 de maio de 2024 às 11:50

Atividades e brincadeiras recreativas e educativas acontecem em diversas regiões da Capital

Na manhã desta sexta-feira, 24, a partir das 8 horas, a Praça vereador Tarcísio Machado, em Taquaruçu, será transformada no palco do encerramento do Projeto Palmas para o Brincar, promovido pela Secretaria Municipal da Educação (Semed). Durante toda a manhã, a turma do Amigos do Jacarandá, composta pelas crianças matriculadas nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) Cantinho Feliz, Ana Luíza Napomuceno e unidades educacionais que atendem a Educação Infantil na região do distrito, participa de uma vasta programação com atividades e brincadeiras recreativas e educativas abordando a temática “Vem pra roda: no ritmo do brincar”. O evento acontece anualmente e faz parte Semana Mundial do Brincar, proposta pelo movimento Aliança pela Infância.

Durante o evento, crianças, familiares e quem mais quiser entrar na roda serão acolhidos pelas equipes das unidades educacionais para participar de atividades repletas de muita música, danças, gincanas e brincadeiras como amarelinha, pique-esconde, elástico, pipa, bambolê, queimada, dentre outras. Além das brincadeiras, a criança ainda terá à sua disposição muita água, sucos, algodão doce, pipoca, picolé e frutas.

Segundo a diretora de Educação Infantil da rede municipal, Zilmene Santana, a temática do projeto deste ano busca resgatar brincadeiras antigas e convidar todos a entrar na roda pra brincar. “Buscamos fazer um resgate das nossas brincadeiras antigas, do tempo dos nossos avós. Por isso, todas as unidades prepararam contextos brincantes que possibilitem a interação entre as famílias, as crianças, servidores e professores, de modo que a gente possa tornar o dia do encerramento do Projeto Palmas para o Brincar num dia brincante, em que as aulas serão levadas para os parques e praças da cidade”, destaca.

Período da tarde

As atividades e brincadeiras do polo ‘Amigos da amarelinha’, composto pelas unidades educacionais da região Norte, serão realizadas na Praça dos Povos Indígenas, a partir das 16 horas. Já na Praça ao lado do Cmei Lucas Ruan, Aureny III, a partir das 17 horas, acontecem as apresentações culturais e musicais e brincadeiras ao ar livre comandadas pelos ‘Amigos do pega-pega’, cujos participantes são as crianças e familiares que fazem parte das escolas e Cmeis da região Sul da capital. 

Semana Mundial do Brincar

A Semana Mundial do Brincar é uma campanha para a sensibilização da sociedade sobre a importância do brincar na infância. Ocorre todos os anos na última semana de maio, tendo o dia 28 como Dia Internacional do Brincar. Durante a Semana Mundial do Brincar, a proposta é que qualquer pessoa, coletivo ou organização possa criar e colocar em prática atividades em prol do brincar que envolvam crianças, familiares e educadores.