Taquaruçu se torna capital do Tocantins por um dia e conta com programação especial

Gabinete da Prefeita

Autor: Redação Gabinete Prefeita | Publicado em 01 de junho de 2021 às 14:48

Entregas de tratores e de bloco anexo de Unidade de Saúde da Família fizeram parte das atividades no distrito nesta terça, 1º

Durante a transferência da sede do Poder Executivo de Palmas para Taquaruçu, seguindo a tradição e cumprindo a Lei Orgânica Municipal, nesta terça-feira, 1º, a prefeita Cinthia Ribeiro, com os secretários municipais, representantes do governo do Estado e 15 dos 19 vereadores de Palmas, participaram de programação que contou com entregas de tratores, do bloco anexo da Unidade Saúde da Família Walter Morato e de kits da merenda para alunos da rede municipal de ensino.

O início da programação foi marcado por um momento cívico, com hasteamento de bandeiras e execução do Hino Nacional. “Oficialmente, mudamos a sede do poder executivo de Palmas uma vez ao ano para Taquaruçu, mas nós estamos presentes aqui todos os dias, prestando os serviços públicos de qualidade, entregando obras e auxiliando na manutenção do nosso querido Taquaruçu,” frisou a prefeita.

Tratores

Na sequência, a comitiva seguiu para a entrega de quatro tratores doados pelo Governo do Estado, resultado de uma emenda parlamentar do Senador Eduardo Gomes, que na ocasião, foi representado pelo chefe do escritório local da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Homero Barreto.

Outros seis tratores devem ser entregues aos palmenses ainda no mês de junho. O investimento é superior a R$ 1 milhão. O secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Jaime Café, destacou a importância do momento. “Nós temos terra boa e gente querendo trabalhar. Nesse sentido, parabenizo a atuação da prefeita Cinthia. Isso prova que temos muitos políticos comprometidos com o desenvolvimento do Tocantins e, para que haja ainda mais progresso, precisamos estar de mãos dadas e propor ações conjuntas”, pontuou o titular da Seagro.

De acordo com o secretário Municipal de Desenvolvimento Rural, Major Negreiros, as máquinas serão utilizadas para roçagem e gradagem de áreas rurais de Palmas. “Nós vamos revolucionar a zona rural de Palmas, nós vamos fazer esses tratores chegarem aos que mais precisam, permitindo o escoamento da produção local”, destacou.

Outras 38 máquinas da Prefeitura de Palmas foram expostas e colocadas à disposição dos agricultores rurais. De março a maio deste ano, esta frota já contribuiu para a melhoria e pavimentação de mais de 250 quilômetros de estradas vicinais da região de Taquaruçu.

USF Walter Morato

Outra ação importante foi a entrega do bloco anexo da Unidade de Saúde da Família (USF) Walter Morato. O local abrigará a farmácia da USF e ambientes administrativos e de apoio à unidade, cuja sede principal permanece em prédio planejado e inaugurado no dia 22 de junho do ano passado.

O projeto, além da farmácia, único serviço do anexo onde haverá atendimento ao público, inclui auditório, sala de repouso, copa, almoxarifado, sala de rouparia limpa e sala de rouparia suja e depósito de material de limpeza (DML).

Foram investidos R$ 1.351.568,47 na reforma do anexo e na construção da unidade atual no mesmo terreno. O recurso é resultado de emenda parlamentar de Major Negreiros, quando era vereador, e do deputado federal Carlos Gaguim.

A USF atende semanalmente cerca de 400 pessoas e é referência para a região.

Kit merenda

Ainda durante sua passagem pelo distrito, a prefeita Cinthia Ribeiro entregou cerca de 500 kits merenda aos alunos da rede municipal de ensino.

Os kits contam com rapadura, banana e mandioca, itens produzidos por produtores da agricultura familiar. “Valorizamos o trabalho dos moradores da zona rural do distrito, ao mesmo tempo em que garantimos uma alimentação saudável aos estudantes”, concluiu a prefeita.