Taxistas ganham linha de crédito para modernização de frota da Capital

Banco do Povo

Autor: Juliana Matos | Publicado em 26 de junho de 2017 às 16:28

O Banco do Povo disponibiliza a partir desta segunda-feira, 26, linha de crédito para investimento em modernização do serviço de táxi da Capital. O termo de compromisso para abertura de crédito para taxistas foi assinado pelo prefeito Carlos Amastha, no Gabinete II.  Atualmente 136 taxistas atuam na Capital. Todos terão acesso a linha de crédito que varia de R$ 3 mil e R$ 10 mil para modernização dos veículos.

Além de pagamento de manutenção mecânica e acessórios veiculares, os empréstimos viabilizarão investimentos para utilização de aplicativo do serviço de táxi, já em fase de teste. O aplicativo Táxi Palmas pode ser utilizado por aparelhos smartphones com sistema operacional Android e iOs.

O prefeito firmou o compromisso em apoiar o setor e divulgar o aplicativop.  “O taxista cumpre um papel fundamental na cidade porque todos os formadores de opinião que vêm a nossa cidade, que são muitos, seja por questões de saúde, comércio, serviços, enxergam a cidade através dos taxistas. Queremos fortalecer cada vez mais esse movimento, ajudar e qualificar”, disse Amastha.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Emprego, Kariello Coelho, explicou que a intenção é modernizar os táxis da Capital. “O propósito é modernização do serviço, vamos financiar para eles a modernização da frota para padronização completa para que os táxis tenham a melhor forma de atender os usuários, um serviço diferente, com sinal de internet, com aparelhos de DVD, kits de higienização, etc. Queremos um serviço de excelência, que eles estejam preparados”, afirmou.

O presidente do Sindicato dos Taxistas do Tocantins, Izaías Rodrigues Ribeiro, considerou a abertura de linha de crédito importante para investimento no serviço.  "Isso vem para qualificar o taxista e para estimular uma melhor prestação de serviço ao nosso usuário. Hoje, temos necessidade de investimento na questão mecânica, de acessórios e naqueles produtos que são questões inadiáveis, como troca de itens que são essenciais para o atendimento e para a segurança”, explicou Izaías Rodrigues Ribeiro.

Novidade

O presidente do sindicato acrescentou ainda que o sindicato está realizando testes em um aplicativo pensado para oferecer funcionalidades que atendam às expectativas de clientes costumeiros e novos usuários. “O aplicativo tem suas regalias, qualidades mais direcionadas e que vêm para satisfazer as necessidades do usuário que está acostumado a plataformas tecnológicas. Algumas formas de descontos vão ser praticadas e o usuário não vai pegar um serviço às escuras. Ele vai saber o trajeto que ele vai fazer, quanto vai pagar e se o cliente quiser agendar um determinado taxista ele pode manter a fidelidade do taxista”, completou Izaías Rodrigues Ribeiro

O aplicativo foi implementado com base em uma plataforma já usada em outras cidades do País. “Nosso principal diferencial é o cadastramento de empresas, como bares, restaurantes e hotéis para chamar o táxi pela plataforma, além de receber chamadas diretamente pelo cliente. O aplicativo permite a consulta de tempo de chegada, valor estimado da corrida, dados do taxista e do veículo, tudo informado via plataforma”, disse o taxista José Raimundo Paulino Reis.

Segurança do usuário

O prefeito reforçou que esta novidade vem reforçar o quesito segurança do serviço. “Queremos esta parceria através do aplicativo de maneira que a população palmense também passe a usar mais o serviço, fazendo com que o pessoal possa sair sabendo que volta em segurança para sua casa. Todas estas parcerias são muito importantes para que Palmas avance”, afirmou Carlos Amastha.

Sobre isso, o superintendente de Trânsito e Transportes, Jocélio Santos, explicou que será feita intensificação do trabalho de fiscalização e orientação dos usuários. “Estamos intensificando a fiscalização contra o transporte clandestino na cidade contra todos aqueles que não estão devidamente regulamentados estão sujeitos a fiscalização e sanções  da lei”, pontuou Santos.

Linha de Crédito

A superintendente do Banco do Povo, Carmem Lúcia Bom, explicou que o crédito já está disponível. "O crédito será disponibilizado entre R$ 3 mil e R$ 10 mil com juros de 1% ao mês. Aquele que antecipar parcelas tem deflação dos juros e pode, inclusive, contratar nova linha de crédito", ressalta a superintendente.

Para a contratação do empréstimo é necessária a apresentação de documentos pessoais, situação de quitação eleitoral, declaração negativa de débitos tributários municipais do taxista e cônjuge, caso ele o tenha, e a indicação de um avalista com renda de, pelo menos, três vezes o valor da parcela contratada.

O taxista tem carência de 30 dias para pagar a primeira parcela. “Eles têm uma carência para poderem trabalhar, ganhar dinheiro relativo à parcela, que é uma parcela pequena e terão esse parcelamento em até 24 vezes, podem definir o número de parcelas para cada tipo de empréstimo escolhido”, explicou.

Segunda a superintendente, caso queira o taxista pode antecipar as parcelas e se candidatar ao segundo empréstimo. “O objetivo é que eles façam aquisição para melhoria dos táxis e que o dinheiro seja efetivamente usado para essa melhoria e conforto para prestar um serviço melhor os clientes que usam táxi”, detalhou Carmem Lúcia.