Banco do Povo
Autor: Juliana Matos | Publicado em 26 de junho de 2017 às 16:28
O Banco do Povo
disponibiliza a partir desta segunda-feira, 26, linha de crédito para
investimento em modernização do serviço de táxi da Capital. O termo de
compromisso para abertura de crédito para taxistas foi assinado pelo prefeito
Carlos Amastha, no Gabinete II. Atualmente 136 taxistas atuam na Capital.
Todos terão acesso a linha de crédito que varia de R$ 3 mil e R$ 10 mil para
modernização dos veículos.
Além de pagamento de
manutenção mecânica e acessórios veiculares, os empréstimos viabilizarão
investimentos para utilização de aplicativo do serviço de táxi, já em fase de
teste. O aplicativo Táxi Palmas pode ser utilizado por aparelhos smartphones com sistema operacional Android e iOs.
O prefeito firmou o
compromisso em apoiar o setor e divulgar o aplicativop. “O taxista
cumpre um papel fundamental na cidade porque todos os formadores de opinião que
vêm a nossa cidade, que são muitos, seja por questões de saúde, comércio,
serviços, enxergam a cidade através dos taxistas. Queremos fortalecer cada vez
mais esse movimento, ajudar e qualificar”, disse Amastha.
O secretário municipal de
Desenvolvimento Econômico e Emprego, Kariello Coelho, explicou que a intenção é
modernizar os táxis da Capital. “O propósito é modernização do serviço, vamos
financiar para eles a modernização da frota para padronização completa para que
os táxis tenham a melhor forma de atender os usuários, um serviço diferente,
com sinal de internet, com aparelhos de DVD,
kits de higienização, etc. Queremos um serviço de excelência, que eles estejam
preparados”, afirmou.
O presidente do Sindicato
dos Taxistas do Tocantins, Izaías Rodrigues Ribeiro, considerou a abertura de
linha de crédito importante para investimento no serviço. "Isso
vem para qualificar o taxista e para estimular uma melhor prestação de serviço
ao nosso usuário. Hoje, temos necessidade de investimento na questão mecânica,
de acessórios e naqueles produtos que são questões inadiáveis, como troca de
itens que são essenciais para o atendimento e para a segurança”, explicou
Izaías Rodrigues Ribeiro.
Novidade
O presidente do sindicato
acrescentou ainda que o sindicato está realizando testes em um aplicativo
pensado para oferecer funcionalidades que atendam às expectativas de clientes
costumeiros e novos usuários. “O aplicativo tem suas regalias, qualidades mais
direcionadas e que vêm para satisfazer as necessidades do usuário que está
acostumado a plataformas tecnológicas. Algumas formas de descontos vão ser
praticadas e o usuário não vai pegar um serviço às escuras. Ele vai saber o
trajeto que ele vai fazer, quanto vai pagar e se o cliente quiser agendar um
determinado taxista ele pode manter a fidelidade do taxista”, completou Izaías
Rodrigues Ribeiro
O aplicativo foi
implementado com base em uma plataforma já usada em outras cidades do País.
“Nosso principal diferencial é o cadastramento de empresas, como bares,
restaurantes e hotéis para chamar o táxi pela plataforma, além de receber
chamadas diretamente pelo cliente. O aplicativo permite a consulta de tempo de
chegada, valor estimado da corrida, dados do taxista e do veículo, tudo
informado via plataforma”, disse o taxista José Raimundo Paulino Reis.
Segurança
do usuário
O prefeito reforçou que esta
novidade vem reforçar o quesito segurança do serviço. “Queremos esta parceria
através do aplicativo de maneira que a população palmense também passe a usar
mais o serviço, fazendo com que o pessoal possa sair sabendo que volta em
segurança para sua casa. Todas estas parcerias são muito importantes para que
Palmas avance”, afirmou Carlos Amastha.
Sobre isso, o
superintendente de Trânsito e Transportes, Jocélio Santos, explicou que será
feita intensificação do trabalho de fiscalização e orientação dos usuários.
“Estamos intensificando a fiscalização contra o transporte clandestino na
cidade contra todos aqueles que não estão devidamente regulamentados estão
sujeitos a fiscalização e sanções da lei”, pontuou Santos.
Linha
de Crédito
A superintendente do Banco
do Povo, Carmem Lúcia Bom, explicou que o crédito já está disponível. "O
crédito será disponibilizado entre R$ 3 mil e R$ 10 mil com juros de 1% ao mês.
Aquele que antecipar parcelas tem deflação dos juros e pode, inclusive, contratar
nova linha de crédito", ressalta a superintendente.
Para a contratação do
empréstimo é necessária a apresentação de documentos pessoais, situação de
quitação eleitoral, declaração negativa de débitos tributários municipais do
taxista e cônjuge, caso ele o tenha, e a indicação de um avalista com renda de,
pelo menos, três vezes o valor da parcela contratada.
O taxista tem carência de 30
dias para pagar a primeira parcela. “Eles têm uma carência para poderem
trabalhar, ganhar dinheiro relativo à parcela, que é uma parcela pequena e
terão esse parcelamento em até 24 vezes, podem definir o número de parcelas
para cada tipo de empréstimo escolhido”, explicou.
Segunda a superintendente,
caso queira o taxista pode antecipar as parcelas e se candidatar ao segundo
empréstimo. “O objetivo é que eles façam aquisição para melhoria dos táxis e
que o dinheiro seja efetivamente usado para essa melhoria e conforto para
prestar um serviço melhor os clientes que usam táxi”, detalhou Carmem Lúcia.