Técnicos administrativos finalizam curso ofertado pela Fesp

Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas

Autor: Redação Fesp/Palmas | Publicado em 27 de outubro de 2023 às 11:39

Entrega de certificados aconteceu na terça-feira, 24 e na quinta-feira, 26, no prédio da instituição a 41 participantes

O total de 41 profissionais técnicos administrativos que atuam na Atenção Primária à Saúde concluíram o “Curso de Qualificação da Equipe Técnico-Administrativa da RAVS de Palmas”, ofertado pela Fundação Escola de Saúde (Fesp). O curso, dividido em quatro turmas, com duas concluindo a capacitação na terça-feira, 24, enquanto as outras duas finalizaram na quinta, 26.

O assistente social e coordenador do Programa Diversidade na Saúde (PDS) da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), Francisco de Assis Neves Neto, apresentou para os profissionais na quinta-feira, 26, palestra sobre a importância de trabalhar a diversidade e suas múltiplas formas aos profissionais da saúde. 

“É relevante pensarmos que discutir a diversidade na saúde é possibilitar a desconstrução de práticas, falas e comportamentos no espaço de trabalho. E pensando nessa desconstrução, nós entendemos que tem a possibilidade de melhoria tanto nas relações de trabalho, que é essa relação do trabalhador com o paciente, como também no atendimento à população e dos seus familiares quando chegam para serem atendidos nas unidades.”

Ele ressaltou sobre a relevância de ter uma equipe qualificada nas unidades de saúde. “Capacitamos o grupo que é a porta de entrada das unidades. Então, se eu tiver uma equipe bem capacitada para melhor acolher, como, por exemplo, as pessoas trans, nós teremos uma equipe que está pronta para qualquer intercorrência. É uma melhoria no atendimento no SUS de Palmas como também nas relações de trabalho.”

A assistente administrativa Maria de Fátima enfatizou sobre a importância da qualificação em sua rotina profissional. “Foi uma honra participar desse curso, porque capacitar é necessário. Acho que na nossa profissão a qualificação é relevante porque precisamos reciclar, precisamos trocar conhecimentos, buscar o melhor para o nosso cotidiano.”

Ela afirma que o curso possibilitou um olhar mais sensível aos pacientes. “Um dos temas que mais me marcou no curso foi principalmente ter esse olhar atento ao paciente, porque o cotidiano muitas vezes nos impossibilita. E sabemos que o paciente é a pessoa mais importante do processo todo do nosso trabalho”. 

O curso teve como finalidade qualificar os trabalhadores em saúde do nível técnico administrativo quanto ao cuidado coletivo, no intuito de contribuir com uma assistência integral e resolutiva, além de realizar trabalhos em equipes interdisciplinar e interprofissional como orientador para a reorganização dos processos de trabalho nos serviços de saúde, oferecer ferramentas para proporcionar resolutividade dos problemas no cotidiano do cuidado coletivo, bem como ofertar referências técnicas aos trabalhadores para o acolhimento humanizado em rede aos usuários do SUS.

A qualificação teve a duração de 60 horas, com encontros quinzenais e apoio do ensino à distância.