Técnicos da Fundação de Meio Ambiente coletam sementes de Guapeva para produção de mudas

Fundação Municipal de Meio Ambiente de Palmas

Autor: Georgethe Pinheiro | Publicado em 26 de agosto de 2019 às 18:28

Intenção é diversificar o acervo de árvores que são cultivadas no Viveiro Educador de Palmas

Na manhã desta terça-feira, 27, servidores da Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA) vão realizar uma coleta de sementes de Guapeva, para produção de mudas no Viveiro Educador, unidade ligada a FMA responsável por manter mudas nativas e frutíferas da região, para ações de recuperação de áreas degradas, reflorestamento e projetos de arborização de Palmas.

As sementes de Guapeva serão coletadas de uma árvore adulta, localizada na Praça dos Girassóis, do lado Sul do Palácio Araguaia. De acordo com o diretor de Controle Ambiental da FMA, Marcelo Grison, a intenção é diversificar cada vez o acervo do Viveiro Educador.

“A coleta para reprodução serve para diversificar o berçário de sementes do viveiro, garantir a manutenção de espécies ameaçadas de extinção, além de enriquecer o acervo de mudas que mantemos no Viveiro Educador e que são utilizadas nas atividades que fazemos com a comunidade”, explicou Grison.

Ele lembrou que a FMA costuma participar dos grandes eventos do município com programas de incentivo a preservação ambiental, onde cada cidadão que participa pode trocar um litro de óleo de cozinha utilizado por uma muda de árvore. “Este programa, chamado Renova Palmas tem o objetivo de conscientizar a população da importância de dar destinação correta aos resíduos, para evitar poluição e degradação do meio ambiente.

Estudantes

Outra função mantida pelo Viveiro Educador é a recepção a estudantes tanto da rede pública quanto privada, para conhecer o espaço onde as mudas são cultivadas, bem como para fazer a trilha ecológica guiada, que margeia um trecho do Córrego Brejo Comprido e onde é possível observar animais silvestres de e pequeno porte, como macacos saguis e pássaros.

Ações de Sustentabilidade

Na tarde desta segunda-feira, 26, estudantes do segundo ano do ensino fundamental, da Escola Degraus do Saber foram recebidos por uma equipe da Fundação de Meio Ambiente no Viveiro Educador e assistiram palestras sobre coleta seletiva, reciclagem de resíduos de óleo de fritura, preservação do meio ambiente e prevenção de queimadas. As explanação foram apresentadas pela educadora ambiental Irisneide Farias Barbosa, a gerente de Meio Ambiente Marineiva Maria e Marcelo Grison.

Na ocasião, foi doada uma muda a cada estudante, com orientações sobre a forma correta de plantio e cultivo, para que a futura árvore se desenvolva de forma saudável. Da parte dos estudantes foram doados 16 litros de óleo para reciclagem.