Técnicos da Prefeitura fazem levantamento para revitalização urbanística das quadras ACSE 1 e 11

Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos

Autor: Wédila Jácome | Publicado em 26 de janeiro de 2023 às 11:30

Próximo passo será levantamento topográfico e cadastral que apontará a arborização existente, desnível das calçadas, boca de lobo e postes de iluminação pública

Quem precisa trafegar pelas quadras ACSE 1 e 11 (104 Sul) no centro de Palmas sabe o quanto é difícil o trânsito no local, devido à quantidade de carros estacionados de forma irregular. O local tem sido alvo constante da fiscalização ‘Operação Limpa Calçadas’, mas para achar medidas de solucionar os problemas urbanísticos, as quadras serão contempladas com o projeto de revitalização, e para isso, técnicos da Prefeitura iniciaram na tarde desta quarta-feira, 25, o levantamento da área, apontando os locais mais críticos, que carecem de intervenções do poder público.

O próximo passo será o levantamento topográfico e cadastral, que apontará a arborização existente, desnível das calçadas, boca de lobo, postes de iluminação pública, calçadas. As quadras possuem um forte comércio, e com isso recebem todos os dias uma movimentação intensa de pedestres e condutores de veículos. A desordem do uso das calçadas e a forma com que os veículos são estacionados, a exemplo de veículos sobre a calçada, e o espaço do pedestre por muitas vezes comprometido, levaram os técnicos a fazerem um levantamento dos pontos mais críticos.

A arquiteta Joseísa Furtado, servidora da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, ressaltou que foram observados pontos de calçadas totalmente inacessíveis ao pedestre, ou até inexistentes, e os carros buscando brechas e cantinhos para estacionarem, além de lojas de veículos utilizando as calçadas de forma irregular para comercializarem seus carros.

“Identificar as áreas possíveis para estacionamento é importante para que as vagas sejam distribuídas de forma organizada. Entendemos que por ser uma área comercial, os comerciantes querem mais vagas, e por mais que consigamos nunca serão suficientes, mas a Prefeitura irá buscar uma forma para atender aos dois públicos tanto pedestres, dando a eles calçadas mais acessíveis e seguras, quanto ao condutor dos veículos, proporcionando vagas que sejam distribuídas de forma mais organizada, de forma que ele possa estacionar sem correr o risco de ser multado.”

Palmas mais 30
O projeto de requalificação urbanística das quadras ACSE 1 e 11 (104 Sul) é uma iniciativa do Instituto Municipal de Planejamento Urbano de Palmas (Impup) e conta com o apoio da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp) e Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu). As quadras foram as primeiras a serem inseridas no projeto 'Palmas mais 30', que objetiva a revitalização urbana das quadras do centro da Capital.

Prefeitura discute projeto de revitalização urbanística das quadras ACSE 1 e 11