Técnicos da Prefeitura realizam encontro para analisar e traçar estratégias do Programa Vida no Trânsito

Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana

Autor: Malena Mota | Publicado em 16 de fevereiro de 2023 às 12:51

Objetivo é dar continuidade às ações do do programa a fim de diminuir índices de acidentes

A Prefeitura de Palmas por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) e da Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu) realizaram reunião com a equipe de técnicos das pastas para traçarem ações estratégicas do Programa Vida no Trânsito (PVT), neste ano de 2023. O encontro aconteceu nesta última quarta-feira, 15, onde os dados foram analisados e discutidos entre os presentes.

Segundo a superintendente de Trânsito, Valéria Oliveira, o objetivo é consolidar esses dados para uma posterior reunião com os demais parceiros do programa na Capital elencado no final do texto, para que possam realizar ações em conjunto. “É importante lembrar que os acidentes de trânsito impactam a cidade como um todo, mas, sobretudo nos setores da saúde e previdência social, e por isso é importante a adesão de todos os órgãos envolvidos, bem como a sociedade civil, para que possamos ter um trânsito mais seguro”, ressaltou a superintendente.

Ainda no mês de março uma nova reunião deverá acontecer com a presença das demais secretarias e órgãos públicos envolvidos no projeto.

Projeto Vida no Trânsito (PVT)

Criado pelo Ministério da Saúde (MS), o programa tem como principal característica o trabalho intersetorial e conjunto entre os diversos setores ligados direta ou indiretamente a este problema. O objetivo principal do PVT é o fortalecimento de políticas de prevenção de lesões e mortes no trânsito. Palmas é uma das cinco cidades brasileiras participantes do Vida no Trânsito, ao lado de Belo Horizonte (MG), Campo Grande (MS), Curitiba (PR) e Teresina (PI).

Composição

A Comissão Intersetorial é composta atualmente pelos seguintes representantes: Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu), Secretaria Municipal da Saúde (Semus), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Departamento Estadual de Trânsito (Detran-TO), Instituto Médico Legal (IML), Instituto de Criminalística, Polícia Civil do Tocantins e Corpo de Bombeiros.