Técnicos da Saúde realizam teste rápido na semana do Carnaval

Secretaria Municipal da Saúde

Autor: Redação Semus | Publicado em 21 de fevereiro de 2019 às 17:58

Saúde oferece testes rápidos de HIV e sífilis em toda a rede de saúde

Técnicos da Secretaria da Saúde de Palmas realizam na próxima sexta-feira, 22, a partir das 19 horas, uma ação de testagem para HIV, sífilis e hepatites virais. A ação acontece no Instituto Tocantinense de Pós-Graduação (Itop), como parte da programação de prevenção na semana do Carnaval.

A coordenadora do Grupo Condutor das Doenças Infecto Contagiosas da Secretaria de Saúde de Palmas (Semus), Luciana Noleto, explica que o teste rápido é gratuito, sigiloso e confiável. “O resultado sai em aproximadamente 30 minutos e a privacidade e o sigilo do paciente são garantidos. Eventuais diagnósticos positivos serão direcionados para serviços de referência da rede pública de saúde para que possa dar início ao tratamento”, explica a coordenadora.

A enfermeira orienta ainda que o acesso à testagem e o diagnóstico precoce contribuem para o tratamento em tempo adequado e a qualidade de vida dos portadores de HIV/Aids. “É fundamental que todos com vida sexual ativa façam o teste. Em todos os nossos Centros de Saúde e também no Henfil oferecemos, gratuitamente, o teste durante todo o ano. Além disso, a pessoa pode ter o vírus e transmití-lo involuntariamente”, lembra Luciana.

Na próxima semana, dias que antecedem o Carnaval, técnicos que atuam no Grupo Condutor farão várias intervenções nas unidades de saúde de Palmas e também em estabelecimentos privados. A programação irá levar informação ao maior número de pessoas, e tem como objetivo diminuir o preconceito com determinadas doenças e incentivar a realização dos testes.

Carnaval

A Secretaria de Saúde ampliou os estoques de camisinha para o período do Carnaval, serão mais de 110 mil unidades e 31 mil sachês de gel lubrificante. Os interessados podem retirar os preservativos nos Centros de Saúde da Comunidade (CSCs), no Henfil e demais unidades da rede de saúde de Palmas.