Técnicos da Seder elaboram projetos produtivos para os produtores rurais do P.A Sítio

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural

Autor: Fernanda Mendonça | Publicado em 26 de setembro de 2019 às 10:39

Momento também foi de conhecer detalhes da Safra 2019/2020 com foco na preparação do solo

Em uma ação itinerante para alcançar o produtor rural onde eles ficam, no campo, uma equipe técnica da Secretaria de Desenvolvimento Rural (Seder), esteve na quinta-feira, 26, no Projeto de Assentamento (P.A) Sítio. A iniciativa viabilizou a elaboração de 37 projetos produtivos e orientações sobre as normas da preparação do solo para a Safra 2019/2020.

Nesses projetos são coletadas informações pessoais, dados da propriedade como localização, tamanho total da propriedade, da área a ser cultivada, tecnologia adotada e tipo de cultura que irá ser plantada.  Nesses projetos também constam as recomendações técnicas de adubação e correção do solo conforme cada cultura, espaçamento de plantio, tratos culturais, quantidade de hora-máquina que será fornecida pela Seder para a implantação do projeto.

Conforme o secretário da Seder, Roberto Sahium, todo produtor que deseja ser atendido pela gestão, a exemplo do fornecimento de implementos agrícolas e serviços (distribuição de calcário, gradeamento, subsolador, dentre outros), deverá apresentar um projeto produtivo, feito com orientação dos técnicos da Seder. “Os projetos podem ser realizados nas associações rurais ou diretamente na Seder”, explica.

O diretor de assistência técnica da Seder, Bonfim dos Reis, acrescenta ainda que após o preparo do solo uma equipe técnica fará outra blitz para checar se as orientações serão atendidas, além de reafirmar as orientações e sobre o manejo que as culturas devem ter.

Edição: Iara Cruz