Temperaturas continuam altas na Capital do Tocantins

Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana

Autor: Redação Secom | Publicado em 20 de setembro de 2019 às 16:45

Defesa Civil Municipal alerta para o índice ultravioleta (UV) que na escala se encontra em nível muito alto

Os termômetros nesta sexta-feira, 20, vão marcar 41°C na Capital do Tocantins, segundo o boletim divulgado pela Defesa Civil de Palmas que tem como base dados do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), da empresa Climatempo e do Núcleo Estadual de Meteorologia e Recursos Hídricos do Tocantins.

O dia será de sol com algumas nuvens. A umidade relativa do ar continua baixa e fica entre 39% e 16%. Os índices ultravioletas se mantêm altos. No sábado, 21, o dia se mantém com sol e algumas nuvens, a temperatura máxima prevista é de 41ºC e a mínima de 23ºC. A umidade relativa do ar fica entre 32% e 12%.

No domingo, 22, o tempo promete ser predominantemente de sol e algumas nuvens. A temperatura máxima prevista é 41ºC e a mínima de 23ºC. A. O alerta para todo o fim de semana vai para o índice ultravioleta (UV) que na escala se encontra em nível muito alto.

O Índice ultravioleta (UV) é o número que indica a intensidade da radiação solar num determinado instante. Quanto maior o índice UV, maior é o risco de queimadura na pele devido a exposição à radiação solar em um curto período de tempo.

Segundo a Defesa Civil, as precauções requeridas devem ser adotadas em horários próximos ao meio dia e, na faixa de 10 às 16h, que exige proteção extra, ou seja, as pessoas devem evitar se expor ao sol. É recomendável evitar exposição solar, usar camisa, boné e protetor solar, além de fazer ingestão de muitos líquidos e hidratar as mucosas (olhos e narinas) com soro fisiológico.