Tempo seco: saiba como prevenir problemas de saúde neste período

Secretaria Municipal da Saúde

Autor: Redação Semus | Publicado em 05 de julho de 2019 às 09:01

Especialistas dão dicas de como se proteger no período de baixa umidade do ar

Com a temperatura alta, umidade do ar baixa e tempo bem seco logo notamos que vários problemas de saúde começam a aparecer. Neste período é mais comum sentir irritação na garganta, no nariz e nos olhos. Para as pessoas que têm doenças respiratórias como asma, rinite alérgica ou bronquite crônica, o mal estar é ainda maior.

 

Para dar algumas dicas de como prevenir esses problemas, conversamos com as médicas especialistas em Saúde da Família e Comunidade, Gecilda Ramalho e Patrícia Póvoa.

 

A especialista Gecilda lembra que devido às mudanças climáticas as vias aéreas são uma das partes do nosso corpo que mais sofrem com as variações do clima. “A recomendação principal é ingerir bastante água, o que ajuda a aliviar a irritação na garganta. Lavar as narinas com soro fisiológico também ajuda a diminuir o desconforto no nariz”, orienta.

 

Quando o tempo estiver muito seco, a médica sugere a utilização dos vaporizadores, principalmente na hora de dormir. Um detalhe deve ser levado em consideração no uso do umidificador: é importante cuidar para que o ambiente não fique úmido demais, de modo que favoreça o crescimento de fungos. “A bacia de água ou a toalha úmida no quarto também ajudam a umidificar o ambiente”, ressalta.

 

A médica Patrícia Póvoa explica que em dias muito secos é melhor evitar a realização de exercícios físicos nos horários mais quentes, entre o fim da manhã e o início da tarde.

 

Em relação aos olhos, Patrícia diz que é comum as pessoas sentirem os olhos mais secos. “Devido ao clima seco, as lágrimas evaporam mais, o que faz com que as pessoas tenham a sensação de olho seco. Com os olhos secos fica mais vulnerável a alergias e conjuntivites. O ar condicionado agrava ainda mais a situação”, destaca.

Para aliviar a secura dos olhos, a médica recomenda que as pessoas usem colírios do tipo lágrima artificial, que evitem coçar e não deixem de higienizar bem as mãos antes de tocar os olhos, principalmente para as pessoas que usam lentes de contato.

 

Cuidados com a pele

 

A especialista Patrícia Póvoa lembra também que algumas doenças de pele também podem surgir ou se agravar com a baixa umidade, como a dermatite atópica, uma alergia crônica que pode formar crostas e soltar secreções, e a psoríase, doença inflamatória que geralmente forma lesões nos joelhos, cotovelos e no couro cabeludo.

 

Acompanhe abaixo algumas dicas para se proteger:

 

- Tome banhos rápidos, sem bucha e com água morna;

- Use sabonetes neutros e, após o banho, seque a pele suavemente;

- Tenha sempre ao seu alcance hidratantes labiais e corporais;

- Beba muita água.





Revisão e postagem: Iara Cruz