Terá início nesta quarta-feira, 9, a 7ª edição da Fecit 2022

Secretaria Municipal da Educação

Autor: Redação Semed | Publicado em 08 de novembro de 2022 às 13:37

Evento prossegue até sexta-feira, 11, com palestras, oficinas e exposição de trabalhos científicos elaborados pelos estudantes

Após dois anos de pausa devido à pandemia da Covid-19, inicia nesta quarta-feira, 9, a 7ª edição da Feira de Empreendedorismo, Ciência, Inovação e Tecnologia do Município de Palmas (Fecit 2022). Promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed) e em parceria com universidades, instituições empresariais e comerciais, a Fecit tem por objetivo investir na formação científica de educandos da rede pública e particular de ensino, oferecendo várias atividades como palestras, oficinas e exposição de trabalhos científicos elaborados pelos estudantes.

A Feira segue até sexta-feira, 11, das 8 às 17 horas. A expectativa da organização é que, durante os três dias de duração, cerca de 85 mil pessoas visitem o Centro de Convenções para prestigiar o evento. Confira a programação geral do evento aqui.

A solenidade de abertura desta edição da Fecit será às 19 horas, no auditório do Centro de Convenções Arnaud Rodrigues, com a apresentação da Banda da Guarda Metropolitana, pronunciamentos de autoridades municipais e de representantes dos parceiros do evento. Na ocasião, também irá acontecer a palestra magna ‘Empreendedorismo e Inovação’, proferida pela analista de Educação e Empreendedorismo do Sebrae Minas Cacilda Almeida e pelo professor especialista em Tecnologia de Educação Lucas Goulart Collares.

Durante dois dias, o Centro de Convenções será palco para a exposição de 79 projetos desenvolvidos pelos estudantes que concorrerão a premiação nas seguintes categorias: nível Fundamental (1º ao 5º ano), nível Fundamental (6º ao 9º ano), Formação em EJA/UMA/Projovem/Pronera/Brasil Alfabetizado, nível Médio Regular, nível Médio Técnico e/ou Médio Integrado, Graduação (estudantes de ensino superior público ou privado) e Pós-Graduação/Especialização.

 

Berço de Talentos

Além dos projetos científicos, dentro da programação da Fecit haverá ainda a apresentação dos trabalhos do projeto 'Berço de Talentos' que contempla as crianças matriculadas nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis). São experimentos trabalhados com professores e alunos da educação infantil, de seis meses a cinco anos, em atividades sensoriais e de estímulo à exploração e descobertas, visando incentivar desde cedo o interesse das crianças pelo conhecimento científico.

 

Fecit 2022

A Feira de Empreendedorismo, Ciência, Inovação e Tecnologia é realizada desde 2014 e reúne estudantes de todo o município de Palmas e região. Tem o objetivo de mobilizar a população em torno de atividades de empreendedorismo, inovação, ciência e tecnologia com a finalidade de identificar talentos, valorizar a criatividade na elaboração e execução dos projetos científicos e tecnológicos, além de propiciar o debate sobre as estratégias e mudanças necessárias para a popularização da ciência, além de despertar nos discentes e docentes o gosto e o interesse pela pesquisa científica.

 

Instituições parceiras da Fecit 2022

Secretarias Municipais de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedem), Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp), Comunicação (Secom) e Agência de Tecnologia da Informação (Agtec), Fundação do Meio Ambiente (FMA), Fundação Cultural (FCP) e Casa do Empreendedor. Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Tocantins (Fapt) e Secretaria da Educação, Juventude e Esporte do Estado do Tocantins (Seduc). Centro Universitário Católica do Tocantins (UniCatólica), Centro de Educação Inclusiva (Cei), Cienciarte, Centro Universitário Luterano de Palmas (Ceulp Ulbra), Instituto Federal do Tocantins (IFTO), Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos (ITPAC), Faculdade ITOP, Universidade Federal do Tocantins (UFT), Núcleo de Desenvolvimento de Software da UFT/NDS, Observatório de Pesquisas Aplicadas ao Jornalismo e ao Ensino da UFT (Opaje), Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), Núcleo de Inovação Tecnologica da Unitins, Universidade da Maturidade (Uma) e Rede Nacional de Aprendizagem Promoção Social e Interação (Renapsi). Associação Comercial e Industrial de Palmas (Acipa), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Serviço Social da Indústria (Sesi). Supera, Energisa, BRK Ambiental  e Maritaca Soluções Inovadoras.