Terceira audiência para elaboração do PPA 2018-2021 debate demandas da região Sul

Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão

Autor: Márcio Greick | Publicado em 21 de agosto de 2017 às 10:15

A próxima audiência será no dia 26 de agosto; comunidade pode contribuir também por meio do site participa.palmas.to.gov.br

Os moradores do setor Bertaville e de regiões vizinhas compareceram neste sábado, 19, para a terceira audiência do Plano Plurianual (PPA) e Orçamento Participativo (OP) de Palmas, na Escola de Tempo Integral (ETI) Anísio Spínola Teixeira, setor Bertaville. Infraestrutura, saúde e desenvolvimento sustentável foram temas que mais atraíram os participantes.

Na área de infraestrutura, a população apontou demandas sobre iluminação pública, orçamento e planejamento, limpeza urbana, além de implantação e manutenção paisagística de praças, parques, jardins e canteiros.

O presidente da Associação de Moradores do setor Bertaville, Cezar Cruz, apresentou demandas como sinalização nas vias do setor e recapeamento. Dentre as propostas aprovadas pelos moradores estão conclusão das quadras Arso 112 e Arso 121, pavimentação e qualificação de vias, além da regularização e asfalto do setor Irmã Dulce.

Morador do setor Taquari, o senhor José Brito elogiou a iniciativa da Prefeitura. “Muito bom poder vir participar e ainda poder dar sugestões em vários assuntos, relacionados ao meu setor”, disse.

Outra contribuição foi a do empresário Jales Nunes Ribeiro, que apresentou demandas como regularização do Lago Norte, ampliação das atividades de licenciamento e fiscalização de estabelecimento de lava-jato. “É uma oportunidade de apresentarmos os problemas e buscarmos as soluções de uma forma democrática. Por isso, a participação de todos é fundamental”, declarou Ribeiro.

Já na sala voltada para o planejamento de desenvolvimento urbano e sustentável, foram aprovadas metas como a construção de equipamentos públicos voltados para o idoso e construção de um parque para idosos no Jardim Taquari.

Para o Secretario de Desenvolvimento Urbano, Regularização Fundiária e Serviços Regionais, Ricardo Ayres, o PPA é um instrumento que viabiliza concretizar a vontade popular. “O futuro do município depende principalmente da forma como os recursos são  aplicados e das demandas  apresentadas pela  população para o uso correto desses recursos”, frisou.

Saúde

Outra sala bastante concorrida foi a que tratava de políticas sociais na área da saúde. Mediada pelo técnico da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), Alessandro Farias Pantoja, a sala coletou propostas como manter em 100% até 2021 a cobertura populacional da equipe da Saúde da Família; aumentar a cobertura vacinal em crianças de dois anos para 85% até 2021; ampliação de quatro Centro de Saúde da Comunidade (Aureny III, Arno 71, Arne 64, Santa Bárbara), até 2019; e a cobertura de 91% para 100% de saúde bucal até 2021.

“Essas metas e ações devem constar por ordem de prioridades nas referidas peças orçamentárias”, disse Pantoja, enfatizando ainda que a limitação dos recursos orçamentários exige a necessidade de que sejam escolhidas as demandas mais urgentes.

Os participantes debateram e elegeram ainda como demandas importantes a ampliação dos serviços com implantação da terceira equipe de Saúde da Família no setor Bertaville, o remanejamento de profissionais para a região, incluindo o São João, além da ampliação de sala na Centro de Saúde da Comunidade do setor Bela Vista e a ampliação do atendimento no Centro de Saúde da Comunidade do setor Morada do Sol.

Também foi discutida a implantação do Instituto de Medicina Tropical, cujo objetivo seria o tratamento de doenças como leishmaniose, malária e hanseníase.

Agenda

A próxima audiência será no dia 26 de agosto, na Escola de Tempo Integral (ETI) Crispim Pereira de Alencar, Rua 07, esquina com a 1ª Avenida, Lt. 07, no distrito de Taquaruçu. Além das audiências, a Prefeitura criou o participa.palmas.to.gov.br como outro canal de comunicação com a comunidade. Para participar, basta acessar o site e preencher o questionário disponível, até o próximo dia 27 de agosto.