Terceira idade celebra Dia Internacional da Pessoa Idosa em Palmas

Secretaria Municipal de Políticas Sociais e Igualdade Racial

Autor: Redação Sedes | Publicado em 30 de setembro de 2022 às 12:19

O importante na vida é saber aproveitar e prestigiar cada momento e isso o pessoal da terceira idade sabe fazer bem. Nesta sexta-feira, 30, homens e mulheres com 60 anos ou mais celebraram com dança e cantoria o Dia Internacional da Pessoa Idosa, comemorado em 1º de outubro. Idosos da Capital foram recebidos com zumba, capoeira e café da manhã caprichado no Parque da Pessoa Idosa Francisco Xavier de Oliveira, local que oferta atividades voltadas a este público.

Basta conversar com palmenses da ‘melhor idade’ para perceber que eles carregam em si a alegria de uma criança, a curiosidade do jovem e a sabedoria que o tempo lhe trouxe. Já dizia Nando Reis, “Viver é uma arte, é um ofício”, e Célio Costa, de 63 anos, diz que a domina bem . “Se eu domino? Domino muito, essa arte é o que eu sei fazer. Tem coisa demais pra fazer na vida, gosto de viajar, ‘festar’ e conversar com todo mundo. A vida você deve saborear com tranquilidade. Eu estou na terceira idade, não tenho pressa pra nada”, disse ele.

Serviço e atendimento

A Prefeitura de Palmas possui programas que buscam levar qualidade de vida à terceira idade. O Parque da Pessoa Idosa possui grupos de convivência e oferece atendimento psicológico, atividades físicas, conversas com nutricionista e mais. Outros programas, que, ao contrário do parque, oferecem atendimento exclusivo a idosos em vulnerabilidade social, são os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF). Implantados nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), neles é realizado o fortalecimento familiar e comunitário com encontros sociais, atividades artísticas e de lazer, além de acolhimento. Há demandas que envolvem a saúde e bem estar como atendimento psicológico, solicitação do passe livre entre outros.

Comdipi

O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (Comdipi) faz valer o Estatuto do Idoso, instituído em 2003 pela Lei 10.741, pois ele delibera, sugere, acompanha e fiscaliza a política pública voltada à este público na Capital. O cidadão que desejar, pode contribuir com projetos para a pessoa idosa de Palmas, através da destinação de parte do Imposto de Renda para o Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Palmas (Fumdipi).