Trabalhadores da saúde participam de Encontro Nacional de Gestão de Residências

Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas

Autor: Redação Fesp/Edição Secom | Publicado em 13 de fevereiro de 2023 às 10:44

Evento on-line, promovido pelo Sírio-Libanês, aconteceu na última semana e foi encerrado na sexta-feira, 10

Servidores e preceptores da Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp) e da Secretaria da Saúde (Semus) participaram na última semana do ‘I Encontro Nacional do Projeto Desenvolvimento de Gestão de Programas de Residência e da Preceptoria no SUS (DGPSUS): Implantando a mudança’, realizado de 08 a 10 de fevereiro. O evento é uma iniciativa do Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio-Libanês (IEP/HSL) e visa apresentar e compartilhar as propostas de intervenção desenvolvidas pelos especializandos dos cursos de especialização. Na Fesp, são 29 trabalhadores cursistas.

O DGPSUS visa a capacitação de profissionais  – gestores de programas de residência e preceptores – inseridos no processo de ensino-serviço-comunidade em saúde, na expansão e na qualificação das residências, por meio dos cursos de especialização na área de preceptoria: Gestão de Programas de Residência em Saúde no SUS (GPRS) e Educação na Saúde para Preceptores no SUS (PSUS). 

Além dos trabalhadores especializandos dos referidos cursos, os programas contam ainda com três facilitadores vinculados a Fesp, a exemplo da coordenadora geral da pasta, Jaciela Leopoldino, que é facilitadora do curso de PSUS, e apresentou em talk show durante o encontro, a experiência da Fundação Escola na formação e preparação de preceptores de residências. “Além de podermos compartilhar experiências, foi um momento de assegurar a parceria de apoio para que essas intervenções tenham factibilidade, bem como ampliar suas chances de sucesso. Trata-se da construção de sustentabilidade para implantação dos Projetos de Intervenção (PI) e não propriamente da avaliação destes PI”, disse Jaciela Leopoldino.

Para a coordenadora do Projeto Palmas Todos da Fesp, Daniela Mafra, que é uma das especializandas do curso do PSUS, o Encontro Nacional trouxe a possibilidade de conhecer outras realidades e vivências, por meio da troca de experiências e dos Projetos de Intervenções que foram expostos. “Foram três dias de muito aprendizado e inovação, onde compartilhamos potenciais e desafios nos programas de residência de várias regiões do país, onde o DGPSUS nos proporciona a chance de traçar melhorias para cada projeto em desenvolvimento de acordo a realidade vivenciada”, pontuou.

O evento contou com a participação de especializandos e gestores/atores relevantes para essa finalidade, com o apoio dos coordenadores do projeto, coordenadores dos cursos, grupo de autoria e Apoiadores de Intervenção/Facilitadores (AFa). Foram desenvolvidas as seguintes atividades: Abertura, Mostra dos Projetos de Intervenção, talk show com especialistas, Oficina de Trabalho Fatores Críticos de Sucesso com Gestores/Atores Estratégicos, oficina de trabalho.

Sobre o projeto

O projeto Desenvolvimento da Gestão de Programas de Residência e da Preceptoria no Sistema Único de Saúde (DGPSUS), edição 2021/2023, integra o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), desenvolvido pelo Hospital Sírio-Libanês (HSL) em parceria com o Ministério da Saúde (MS), com a participação do Conselho Nacional de Secretários da Saúde (CONASS) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS). Em Palmas, o projeto conta com dois programas de especialização, Gestão de Programas de Residência em Saúde no SUS (GPRS) e Educação na Saúde para Preceptores no SUS (PSUS).