Trabalhos de obras, manutenção e limpeza pública seguem durante isolamento social em Palmas

Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos

Autor: Wédila Jácome | Publicado em 01 de maio de 2020 às 09:12

As obras de infraestrutura  e os serviços públicos não param e seguem levando melhorias e qualidade de vida à população palmense

Mesmo em meio a pandemia, quando as ações da Prefeitura de Palmas se concentram no controle da proliferação do coronavírus (Covid-19), as obras de infraestrutura  e os serviços públicos não param e seguem levando melhorias e qualidade de vida à população palmense.  Por toda a cidade é possível ver obras de duplicação de vias, recuperação asfáltica, paisagismo, construção de calçadas e ciclovia, serviços de limpeza, roçagem, ampliação e manutenção da iluminação pública. As equipes da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp) seguem sempre a recomendação mínima de distanciamento entre os trabalhadores.

As transformações da cidade já podem ser notadas com as obras de duplicação das avenidas NS-06, com a Avenida LO-14, LO-23 (entre as  avenidas NS-04 e NS-10), que recebem serviços de drenagem e pavimentação. As duas avenidas também recebem projetos de paisagismo, sinalização de trânsito, iluminação pública em Led, bolsão de estacionamento na Avenida LO-23, calçadas com rampas de acessibilidade, e muitas outras melhorias.

A mobilidade da cidade também tem prioridade com a ampliação de 5.913,43 metros de calçadas e 4.981,26 metros de ciclovia. Os investimentos são na ordem de R$ 1.466.452,00 e contemplam trechos nas Avenidas LO-04, LO-05, LO-12, NS-04, NS-08, NS-15 e JK. Nos trechos na NS-15 e LO-05, a primeira fase dos serviços já foi concluída com a construção das calçadas e ciclovias.  Atualmente a obra recebe piso tátil (para pessoas com deficiência visual) e gramado. No trecho da JK, os trabalhos estão em fase final com plantio de grama, para posterior sinalização. Na NS-04 e LO-04, os serviços estão em fase inicial com a limpeza para terraplanagem. Já na LO-12, os trabalhos estão mais adiantados com o início da terraplanagem, e na NS-08, já iniciou a fase de concretagem.

Iluminação

A etapa de modernização da iluminação pública da Capital segue a todo vapor. Ao todo serão instaladas 6.500 lâmpadas de LED, em substituição às lâmpadas de vapor (amarelas). Isso trará economia de até 66%, sendo que elas são resistentes, pois duram até 11 anos e possuem maior eficiência na iluminação da cidade. O investimento é de R$ 2.589.600,00 viabilizados pelo Programa de Requalificação Urbana Palmas para o Futuro, com financiamento do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), contemplando nessa primeira etapa as seguintes regiões: Aureny I ( com 598 lâmpadas), Aureny II (395), Aureny III (2.084), Jardim Taquari (1.740) e Taquaruçu (769). As equipes também seguem os serviços de manutenção na iluminação por todas as regiões da cidade.

Serviços Públicos

Mesmo com as medidas de restrição e isolamento social, por considerar serviços essenciais e garantir a segurança e saúde da população, continuam os trabalhos de manutenção das vias públicas, limpeza, roçagem, capina, varrição, retirada de entulho, poda de árvore, paisagismo e manutenção de equipamentos públicos.

Os serviços vão de Norte a Sul e contemplam também os distritos de Taquaruçu e Buritirana, Praias e Feiras com instalações de pias. E segundo a Superintendência de Serviços Públicos da Seisp, os servidores que estão na linha de frente dos trabalhos já fazem uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) diariamente, e durante as atividades seguem as orientações de cuidados individuais recomendados pelos órgãos oficiais.

“Além de cuidar da saúde da população, que nesse momento é uma prioridade da gestão, estamos dedicando esforços para fazer a manutenção da cidade e promover melhorias que refletem na qualidade de vida da população e na valorização da nossa cidade”, destacou o secretário de Infraestrutura e Serviços Público, Antônio Trabulsi Sobrinho.

Além disso, foi reforçada a atenção com a higienização do transporte que faz o descolamento dos servidores que passa por processo de limpeza e higienização constantemente, como medida de proteção e combate ao novo coronavírus (Covid-19).