Transporte público de passageiros de Palmas passa por fiscalização periódica

Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana

Autor: Márcio Greick | Publicado em 18 de fevereiro de 2020 às 12:36

Objetivo é verificar as condições de uso do transporte público de passageiros

A Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu), por meio da Diretoria de Transporte, realizou nesta segunda-feira, 17, na Estação Apinajé,  fiscalização no  transporte público de passageiros  da Capital. Dezenove ônibus de Palmas foram vistoriados pelos agentes de Trânsito da Capital.

Durante a fiscalização foi verificada a situação dos veículos, sendo vistoriados os seguintes itens: higienização, falhas estruturais que ocasionem desconforto aos passageiros, regularidade de horários, documentação (veículo e condutor), sistema elétrico (faróis, lanternas, setas), acessibilidade para cadeirantes, assentos danificados, dentre outros.

Após a fiscalização, dois veículos foram autuados por estarem em desacordo com a legislação, um ônibus estava com o para-brisa e a campainha quebrados. Já o outro apresentava defeito no banco do passageiro, oferecendo risco aos usuários. Os veículos autuados foram substituídos por outros.

De acordo com a gerente Operacional de Fiscalização de Trânsito e Transportes, Júnia Ferreira, as fiscalizações são rotineiras. “Os agentes de Trânsito recebem ordens de serviço continuamente para abordarem esses veículos e fazerem uma vistoria”, disse.

A Diretoria de Transporte da Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu) também realiza fiscalização de rotina nos táxi, moto-táxis, e uso de veículos clandestinos no Aeroporto Lysias Rodrigues e Terminal Rodoviário de Palmas, como também fiscalização preventiva de transporte escolar em portas de escolas e universidades.