Trecho duplicado da Avenida NS-08 começa a receber pavimentação

Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos

Autor: Juliana Matos | Publicado em 21 de julho de 2021 às 12:56

Segmento da NS-10 segue com máquinas trabalhando na terraplanagem; vias são duas das beneficiadas com obras de ampliação de infraestrutura viária com recursos internacionais

A pista sentido sul-norte do trecho recém-duplicado da Avenida NS-08 começa a receber asfalto. Nesta quarta-feira, 21, o trecho entre as rotatórias da LO-12 e Palmas Brasil Norte permanece fechado para aplicação de concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ). Por isso, a entrada leste da quadra Arne 53 (406 Norte) permanece fechada até a conclusão dos trabalhos, prevista para o fim do dia. A entrada oeste da quadra, na Av. NS-06, permanece com trânsito livre. 

A aplicação de pavimento asfáltico deve seguir, nos próximos dias, no sentido norte da NS-08 até a chegada na intersecção da Av. NS-15, passando entre as quadras Arne 63 (506 Norte), Arne 64 (508 Norte), Arne 71 (604 Norte) e Arne 74 (606 Norte). Somente então será realizada pavimentação de trecho da NS-08 lateral à AENE 23 (206 Norte), próximo ao Colégio da Polícia Militar. 

A via já recebeu rede de drenagem pluvial e terraplanagem. Segundo a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp), a previsão inicial é de que a pavimentação dos trechos duplicados seja concluída até o início de agosto, quando deve ser iniciada a execução de guias (meios-fios). Vale ressaltar que os serviços podem sofrer alteração de sua programação em razão de manutenção ou interrupções para reposição de materiais. 

Morador da Arne 74 (606 Norte), o representante comercial Paulo da Silva Pinto explica que entende os transtornos temporários causados pela obra que passa em frente à sua residência. "Olha foi uma surpresa muito boa ver as máquinas chegando por aqui. Veio o transtorno da poeira, claro, mas estamos felizes e sentindo nossa quadra se valorizar com a perspectiva do asfalto finalmente aqui do lado", avalia. 

Avenida NS-10 

Na NS-10, trecho entre a ASR-NE 65 (512 Norte) e Arne 74 (606 Norte), também segue com intensa a movimentação de máquinas que trabalham na terraplanagem do trecho, que também receberá futuramente asfalto. Lá ainda é permitida a circulação de veículos do lado oeste da pista. No entanto, a Seisp pede aos condutores e pedestres que circulam pelo local atenção e distância ao trecho sinalizado em razão da movimentação de máquinas pesadas. 

Obras com recurso internacional 

As avenidas NS-08 e NS-10 são duas das vias beneficiadas com obras de ampliação de infraestrutura viária pelo Programa de Requalificação Urbana de Palmas. O programa está investindo em sua primeira etapa R$ 125.220.790,77, revertidos em drenagem pluvial, terraplanagem, pavimentação asfáltica, sinalização viária e calçadas com acessibilidade. 

O recurso é oriundo de financiamento do Banco do Desenvolvimento da América Latina (CAF) para beneficiar o Jardim Taquari, as quadras Arne 54 (408 Norte), Arne 64 (508 Norte), ASR-NE 25 (212 Norte), ASR-SE 25 (212 Sul), ASR-SE 85 (812 Sul) e avenidas adjacentes como a NS-10, NS-08, LO-04, entre outras. 

Para a segunda etapa, com processo licitatório já em andamento, o Programa de Requalificação Urbana de Palmas estima aplicar investimentos na ordem de R$ 33 milhões para levar infraestrutura viária completa para os setores Santa Fé, Morada do Sol I, II e III, na região Sul de Palmas.