Troca de experiências marca mesa-redonda Mulher na vida real

Instituto 20 de Maio de Ensino, Ciência e Tecnologia do Município de Palmas

Autor: Redação IVM | Publicado em 13 de março de 2020 às 11:26

Evento foi realizado na tarde desta quinta-feira, 12, no IVM, e contou com a presença de cerca de 150 servidoras

Em um bate-papo dinâmico e descontraído, na tarde desta quinta-feira, 12, mulheres com múltiplos papéis tocaram experiências de vida com servidoras da Prefeitura de Palmas, durante Mesa-Redonda com o tema: ‘Mulher na vida real'. O evento, promovido pelo Instituto 20 de Maio de Ensino, Ciência e Tecnologia (IVM), faz parte das comemorações pelo Dia Internacional da Mulher, celebrado no último dia 08, e reuniu, no auditório da instituição, mais de 150 servidoras, que na oportunidade também puderam receber dicas de como vencer os desafios de ser mulher em meio à diversidade de tarefas e a uma sociedade onde ainda impera a figura masculina.

As mulheres convidadas para discutir o tema com as servidoras municipais foi a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro; a delegada de polícia Sarah Lilian de Souza, a empresária Nathalia Torres e a psicóloga Liliana Pereira Vaz. As discussões foram mediadas pela administradora e presidente do IVM, Valéria Araújo, que agradeceu a presença de todas e começou o debate perguntando para cada uma das convidadas como elas conseguem conciliar maternidade, trabalho e tantas outras tarefas no dia a dia.

Na ocasião, as participantes da mesa-redonda falaram das suas experiências diárias, cada uma na sua área, mas com responsabilidades semelhantes. A prefeita Cinthia lembrou que há seis anos é mãe e pai, pois administra sozinha a vida de seu filho, que hoje está com 12 anos de idade, e destacou que Deus lhe honrou com a possibilidade de administrar outras cerca de 300 mil vidas, o que para ela é uma responsabilidade imensa. Contudo, a chefe do executivo municipal diz que não abre mão de ser mulher e do papel de ser mãe.

Liliana, ao falar sobre esse universo feminino, lembrou que é interessante que a mulher reconheça quem ela é, porque isso fará com que possa ir muito além do que imagina. Para a psicóloga, nessa questão da multiplicidade de papéis em que a mulher trabalha fora e cuida dos afazeres domésticos, é importante buscar o ponto de equilíbrio para não pesar nem de um lado e nem do outro.

Preconceito

Sobre a questão do preconceito que as mulheres ainda sofrem no mercado de trabalho, a delegada Sarah falou um pouco da sua experiência, que atua no ambiente da segurança pública, onde o número de homens é muito superior ao de mulheres. Para se ter ideia, conforme citou, a quantidade de delegados na ativa hoje no Tocantins é 174, sendo que desse total há apenas 40 mulheres. Ela explicou que isso ainda ocorre porque, em se tratando de polícia, que é uma função que envolve força física, a figura feminina ainda é vista como frágil. Porém, observou que o desafio que as mulheres têm, não só nesse caso, mas em todas outras situações, é provar que são capazes. “Quando nós mostramos ser aquilo que buscamos, as pessoas passam a nos ver de outra forma e a nos respeitar.”

A mulher real também vive na contemporaneidade, onde as mídias digitais estão presentes no seu dia a dia. Mas no espaço virtual, do mesmo modo que fora dele, o preconceito é uma realidade. Nathalia, que além de empresária é influencer, falou sobre suas experiências nesse sentido. “A gente sente muito isso, principalmente por se expor em rede social. Às vezes, recebemos mensagens inacreditáveis no direct. É julgamento de todas as formas”, disse, lembrando que, apesar de tudo isso, existem mulheres que a apoiam.

E essa possibilidade de criação de uma rede de mulheres que se apoiam foi citada pelas participantes como importante, uma vez que isso fará com que, cada dia mais, as mulheres acreditem em si mesmas, o que ajudará a potencializar as suas habilidades diárias.

Mensagem

Ao final, como mensagem às servidoras presentes, a psicóloga Liliana falou para elas buscarem uma boa qualidade de vida em todos os aspectos, ajudarem mais a si mesmas para que possam se sentirem mais felizes. A empresária Nathalia disse para elas buscarem mais a autenticidade e cuidarem da saúde emocional para poderem superar as diversas pressões que possam receber. Para a delegada Sarah, tudo o que as mulheres desejarem, elas podem conquistar, por isso pediu para que não desistam. “Corram atrás, lutem! Nada pode nos impedir de conquistar.”

Encerrando, a prefeita Cinthia manifestou o desejo de participar de mais momentos com esse em que possa estar mais junto dos servidores, e ao se dirigir às mulheres presentes, disse que um exercício que precisa ser feito pelas mulheres é se permitir mais e se cobrar menos, e pediu para que não desistam dos seus sonhos e que valorizem as conquistas daqueles que estão ao seu lado. “Deus tem um propósito em tudo, até mesmo nas nossas adversidades”, disse. “Sejam luz na vida das outras mulheres, sejam canal de benção para os outros”, concluiu.

A assistente social Maria Aparecida da Silva, que trabalha na Secretaria Municipal da Saúde e esteve presente ao evento, diz que se viu em muitas situações compartilhadas pelas participantes da mesa-redonda. Para a servidora, o evento foi muito bom e o principal ponto que vai levar para sua vida é que precisa olhar mais para si e parar de se preocupar tanto com os julgamentos dos outros.

Durante o evento, as servidoras ainda receberam bombons e puderam compartilhar de um momento de confraternização, com coffee break e som ambiente.