Secretaria Municipal da Saúde
Autor: Redação Semus/Palmas | Publicado em 24 de março de 2023 às 10:38
Transmissão da doença ocorre por meio da tosse, espirro ou fala de pessoas infectadas que liberam as bactérias no ar
Nesta sexta-feira, 24 de março, é celebrado o Dia Mundial de Combate à Tuberculose, doença infecciosa e contagiosa causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, que afeta principalmente os pulmões, mas também pode acometer outros órgãos, como ossos, rins e sistema nervoso. Em Palmas, o diagnóstico e tratamento é oferecido amplamente em todas as 34 Unidades de Saúde da Família (USFs), que durante este mês realiza uma série de atividades conscientizadoras à população (confira a programação abaixo).
A coordenação técnica de hanseníase e tuberculose da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) explica que a transmissão da doença ocorre por meio da tosse, espirro ou fala de pessoas infectadas que liberam as bactérias no ar. A doença é considerada um problema de saúde pública em diversos países, incluindo o Brasil.
Nas USFs da Capital, é oferecido acompanhamento regular e orientações sobre cuidados e medidas preventivas para evitar a transmissão da doença. A adesão ao tratamento, com duração mínima de seis meses, é incentivada pelos profissionais de saúde, que atuam para garantir o diagnóstico precoce e a identificação dos casos de tuberculose.
Programação
USF Arso 23 (207 Sul)
24/03 - Às 15h30 será realizado o “Dia T” contra a tuberculose com atendimento e auriculoterapia para os usuários.
USF Arse 82 (806 Sul)
Durante todo o mês de março a unidade promove testes rápidos para HIV, busca ativa de pacientes, busca ativa de sintomáticos respiratórios, ação educativa e estudo dos casos.
USF 1304 Sul
24/03 - Desde às 8h30 da manhã é realizada na sala de espera avaliação dos casos suspeitos de tuberculose e realização de teste rápido para HIV.
30/03 - Durante o período vespertino a unidade realizará capacitação dos técnicos de enfermagem e ACS (Agentes Comunitários de Saúde) sobre tuberculose.
USF Eugênio Pinheiro
24/03 – Desde às 08 horas da manhã a unidade promove busca ativa de assintomáticos, palestra educativa e consultas.
USF José Hermes
24/03 - “Dia T” de combate à tuberculose com buscas ativas, consulta multiprofissional, roda de conversa e ação educativa.
USF Bela Vista
31/03 - A partir das 7 horas da manhã a unidade realiza ação educativa, educação permanente, buscas ativas e realizações de consulta.
USF Liberdade
Durante o mês de março a unidade realiza busca ativa de possíveis casos, educação permanente e ações de conscientização.
USF Walterly (Taquaruçu Grande)
No mês de março a unidade prepara busca ativa de possíveis casos, busca ativa de assintomáticos, atendimento com equipe multiprofissional e ações que promovem o diagnóstico precoce.
USF Laurides Milhomem
No mês de março a unidade prepara busca ativa de possíveis casos, testagem para HIV, busca ativa de assintomáticos, atendimento com equipe multiprofissional e ações que promovem o diagnóstico precoce. O ‘Dia T’ da unidade está acontecendo neste dia, 24 de março.
USF Arne 53 (406 Norte)
24/03 - Desde às 08 horas da manhã está acontecendo o ´Dia T´ na unidade com atividades educativas, busca ativa de assintomáticos e consultas.
Texto: Redação Semus
Edição: Secom