Última noite da Fecit tem premiaçao e apresentações culturais

Secretaria Municipal da Educação

Autor: Redação Semed | Publicado em 12 de novembro de 2022 às 05:33

Encerramento realizado na noite desta sexta-feira, 11, com a presença de estudantes, gestores e parceiros

Depois de três dias de intensa programação voltada para o fomento da pesquisa científica, a 7ª edição da Feira de Empreendedorismo, Ciência, Inovação e Tecnologia de Palmas (Fecit) foi encerrada na noite desta sexta-feira, 11, com a divulgação dos vencedores da Mostra Científica. Apresentações da CIA Juvenil de Dança da ETI Eurídice Ferreira de Mello e do Balé popular do Tocantins abriram a programação da noite, que contou com a presença de professores, gestores escolares e representantes de instituições parceiras. O evento teve início na quarta, 9, no Centro de Convenções Arnaud Rodrigues, onde foram realizadas oficinas, exposições de projetos e palestras.

A Mostra Científica contou com a apresentação de 112 trabalhos elaborados por alunos e professores de escolas das redes públicas municipal, estadual e federal, bem como das instituições de ensino técnico e superior, públicas e privadas do Tocantins. Os primeiros lugares foram premiados com tabletes para os alunos e notebooks para os professores orientadores dos projetos. Os segundos e terceiros lugares receberam medalhas e os todos os participantes receberam certificados.

Na categoria Educação Infantil, o Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Contos de Fada levou o primeiro lugar com o projeto ‘Choros, Risos e Companhia: qual a sua emoção do dia’. Na categoria Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano), conquistou o primeiro lugar a ETI Olga Benário com o projeto ‘Compostagem Doméstica: uma forma de reciclagem’. Já na categoria Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano), ficou em primeiro lugar a ETI Daniel Batista com o projeto ‘Mulheres que fizeram história: a importância da imperatriz Maria Leopoldina no processo de independência do Brasil’.

A Escola Municipal Beatriz Rodrigues conquistou o primeiro lugar na categoria Educação ao Longo da Vida (EJA). A Escola Família Agrícola de Porto Nacional (EFAPN) foi o destaque da categoria Técnico de Nível Médio e o Colégio Militar Senador Antônio Luiz levou o primeiro lugar na categoria Ensino Médio Regular com projeto voltado para estudantes com deficiências auditivas.

Na categoria Graduação, o Centro Universitário Luterano de Palmas (Ceulp/Ulbra) foi a instituição vencedora com o projeto ‘Socialização e cultivo de plantas alimentícias não convencionais: alternativa de uso nos hábitos alimentares’. Já a Universidade Federal do Tocantins se destacou na categoria Pós-graduação com o trabalho ‘Produção de single cell protein a partir de fungos filamentosos nativos de frutos amazônicos’. Os demais projetos classificados, bem como suas colocações, estarão disponíveis neste link a partir de segunda, 14.

Para a secretária executiva da Secretaria Municipal da Educação (Semed), professora Fátima Sena, a 7ª edição da Fecit superou as expectativas, tanto em qualidade de trabalhos apresentados quanto de participação do público. Ela destacou a presença expressiva dos pais de alunos no evento. “Fiquei emocionada em ver as famílias tão envolvidas com este projeto, prestigiando seus filhos. Tudo neste evento foi maravilhoso porque foi pensado e executado com muito carinho e dedicação. A educação de Palmas é feita com amor e por amor”, concluiu, agradecendo a todos os servidores municipais e parceiros do evento.

Febrace

A ETI Daniel Batista, que conquistou o primeiro lugar na categoria Ensino Fundamental II, irá representar a Fecit na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), que será realizada em março de 2023, em São Paulo. A Febrace é um programa de talentos em ciências e engenharia que estimula a cultura científica, o saber investigativo, a inovação e o empreendedorismo em jovens e educadores da educação básica e técnica do Brasil.

Fecit

A Feira de Empreendedorismo, Ciência, Inovação e Tecnologia é realizada, desde 2014, pela Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), e diversas instituições parceiras. O evento reúne estudantes de Palmas e região com o objetivo de mobilizar a população em torno de atividades de empreendedorismo, inovação, ciência e tecnologia, além de identificar talentos, valorizar a criatividade na elaboração e execução dos projetos científicos e tecnológicos, e propiciar o debate sobre as estratégias e mudanças necessárias para a popularização da ciência.