Última semana epidemiológica registra mais de 80 casos suspeitos de dengue na Capital

Secretaria Municipal da Saúde

Autor: Redação Semus | Publicado em 23 de novembro de 2022 às 10:10

No acumulado do ano, Palmas soma 21.815 notificações para a doença

O Boletim Epidemiológico dos Agravos Transmitidos por Vetores de Zoonoses registrou  87 casos suspeitos de dengue na Capital. O documento refere-se à 46ª semana do ano, de 13 e 19 de novembro. O monitoramento também aponta 17 casos suspeitos de chikungunya e quatro de zika vírus no mesmo período. A Secretaria Municipal da Saúde (Semus) informa que os dados são parciais e estão sujeitos a alterações.

No acumulado, de 1º de janeiro até a última-feira, 19, Palmas apresenta 21.815 casos suspeitos de dengue, 5.504 de chikungunya, 878 de zika vírus e 7 de febre amarela. Desses dados, foram confirmados 11.643 casos de dengue, 2.531 de zika e 45 de zika e nenhum de febre amarela. O documento na íntegra pode ser conferido aqui.

A Semus reforça que, com o retorno das chuvas, a população deve redobrar os cuidados e reservar um tempo diariamente ou pelo menos uma vez na semana para eliminar focos de criadouro do mosquito Aedes aegypti e, principalmente, permitir o acesso do agente de combate às endemias em sua residência ou estabelecimento comercial.

Os principais sinais das enfermidades provocadas pelas arboviroses são febre alta, erupções cutâneas, dores musculares e articulares. Em casos suspeitos, a  recomendação é de evitar a automedicação e procurar a Unidade de Saúde da Família (USF) de referência ainda no início dos sintomas.