Unidade de Pronto Atendimento Norte discute importância da doação de órgãos

Secretaria Municipal da Saúde

Autor: Redação Semus | Publicado em 25 de maio de 2023 às 09:17

Na ocasião, UPA recebeu representantes da Organização de Procura de Órgãos (OPO)

Nesta quinta-feira, 25, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Norte recebeu a visita de representantes da Organização de Procura de Órgãos (OPO) para discutir a importância da doação de órgãos, o compromisso dos profissionais e a identificação de possíveis doadores. Durante a reunião com a equipe da unidade, a OPO pôde fornecer diretrizes consolidadas e orientar os trabalhadores de acordo com as melhores práticas.

A enfermeira Marília Batista, coordenadora da OPO, ressalta a importância de estabelecer gradualmente esse fluxo de trabalho, a fim de criar um ambiente propício para que os profissionais de saúde possam abordar com sensibilidade e conscientização os familiares das pessoas que poderiam se tornar doadoras de órgãos.

Marília destaca que esse processo leva tempo, mas pode salvar a vida de centenas de pessoas que aguardam por um transplante. A parceria com as UPAs pode proporcionar mais oportunidades de coleta de órgãos se for conduzida adequadamente.

Segundo a coordenadora Geral de Urgência e Emergência, Cibele Bezerra Costa, esse alinhamento entre a UPA e a OPO tem o potencial de contribuir significativamente para o aumento do número de doações de órgãos no futuro, oferecendo uma nova esperança para aqueles que estão na lista de espera.