Unidades de Saúde da Arno 61, Setor Sul e Taquaruçu funcionarão no recesso e feriado do Padroeiro de Palmas

Secretaria Municipal da Saúde

Autor: Redação Semus / Edição: Denis Rocha | Publicado em 14 de março de 2024 às 06:39

Objetivo é diminuir fluxo de pacientes que buscam serviços das Unidades de Pronto Atendimento

As Unidades de Saúde da Família (USFs) José Hermes, no Setor Sul, Walter Pereira Morato, em Taquaruçu e da Arno 61 (503 Norte), funcionarão durante o ponto facultativo e feriado municipal em celebração ao Padroeiro de Palmas, nos dias 18 e 19, respectivamente. O horário de funcionamento é das 7 às 19 horas, exceção da unidade de Taquaruçu, que estará aberta 24 horas, sem interrupção. 

Os pacientes que procurarem as unidades da Arno 61 e José Hermes terão à disposição atendimento médico relacionado a queixas clínicas leves, dispensação de medicamentos, atendimento de casos leves de covid-19, e vacinação, incluindo do imunizante contra a dengue. Já em Taquaruçu, o formato de atendimento é o mesmo dos finais de semana, como pronto atendimento de urgências. Não haverá dispensação de medicamentos neste local. 

O objetivo é diminuir o fluxo de pacientes que buscam os serviços das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), pois alguns casos podem ser sanados nas Unidades de Saúde da Família. 

 

Serviços essenciais

Conforme o Decreto Nº 2.496, publicado no Diário Oficial do Município na página 3, que trata do ponto facultativo da próxima segunda-feira, 18, permanecem em funcionamento os serviços essenciais de Saúde, como as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD); os serviços de limpeza urbana, infraestrutura e iluminação pública; Conselhos Tutelares e outros órgãos ligados ao serviço social que mantenham sistema de plantão; além do transporte coletivo público urbano de passageiros.