Unidades de saúde realizam teste do pezinho gratuitamente na Capital

Secretaria Municipal da Saúde

Autor: Redação Semus | Publicado em 06 de junho de 2023 às 06:42

Exame serve para identificar presença de doenças nos bebês

Todos os bebês, logo que nascem, devem fazer uma triagem neonatal para identificar a presença de algumas doenças. O exame laboratorial é feito com uma amostra de sangue coletada do pé do recém-nascido. Nesta terça-feira, 6, em que é celebrado o Dia Nacional do Teste do Pezinho, conforme instituído pela Lei nº 11.605/2007, a Secretaria Municipal da Saúde (Semus) reforça que as Unidades de Saúde de Família (USF) realizam o exame gratuitamente na Capital.

A enfermeira da área técnica do teste do pezinho da Superintendência de Atenção Primária e Vigilância em Saúde (Supavs) da Semus, Yanara Torres, explica que o teste identifica até sete tipos de enfermidades, sendo elas: hipotiroidismo congênito, toxoplasmose congênita, doença falciforme, fibrose cística, hiperplasia adrenal congênita, deficiência biotinidase e fenilcetonúria.

“Caso o exame apresente alguma alteração, a unidade faz o acompanhamento e o encaminhamento necessário para dar assistência ao bebê, por isso é muito importante que os pais saibam da importância de levar os filhos para fazer o exame no período indicado”, ressalta Yanara. O procedimento deve ser feito entre o terceiro e o quinto dia de vida do recém-nascido e o bebê deve ter acima dos 2,5 kg para fazer a coleta.

Na maioria das unidades, o atendimento é de forma espontânea e o ideal é que seja feito na USF de referência para futuros acompanhamentos da família. O resultado é entregue pessoalmente para o responsável da criança e leva em média 30 dias para ficar pronto.