Unidades educacionais da rede municipal iniciam programação da Semana da Diversidade e Inclusão

Secretaria Municipal da Educação

Autor: Redação Semed/Palmas | Publicado em 21 de agosto de 2023 às 13:04

Programação segue até a sexta-feira, 25, conforme planejamento de cada unidade

Começaram nesta segunda-feira, 21, nas unidades educacionais de Palmas, as atividades da Semana da Diversidade e Inclusão, que visam promover a construção de valores e atitudes favoráveis a uma sociedade possível para todos, pautada na convivência harmoniosa e no respeito às diferenças, além de despertar toda comunidade escolar sobre a importância de valorizar as diferenças individuais. A programação alusiva à semana acontece nas escolas e Centros Municipais de Educação Infantis (Cmeis) até a próxima sexta-feira, 25, dia de encerramento das ações.

Durante toda a semana acontecem mobilizações, apresentações culturais, palestras educativas, contação de histórias, gincanas, teatro, dentre outros. Todas as atividades envolvem alunos e comunidade escolar como forma de explanar parte do trabalho voltado à educação especial realizado na rede municipal.

Programação
As crianças do Cmei Amâncio José de Moraes, localizado na quadra Arse 122 (206 Sul), participaram na manhã desta segunda-feira, 21, de um momento lúdico, onde assistiram à apresentação da história ‘Menina bonita do laço de fita’ escrita por Ana Maria Machado, e aborda temas ligados ao respeito e à valorização das diferenças, além de contribuir para o combate ao racismo na infância.

A professora da Sala de Recursos Multifuncionais da unidade, Jusmarina Assunção, ressalta que é importante se trabalhar desde cedo com as crianças o respeito à diversidade e a inclusão. “Devemos ensinar nossas crianças desde cedo que a diversidade está no nosso meio, em qualquer lugar, e que mesmo nas diferenças, somos todos iguais, com direitos e deveres, que devemos conviver respeitando essas diferenças”, destacou.

No Cmei Matheus Henrique de Castro, na quadra Arso 112 (1105 Sul), as crianças ficaram atentas, ouvindo as histórias contadas pelas professoras: ‘O menino de todas as cores’ de Luísa Ducla Soares e ‘Bom dia todas as cores’ de Ruth Rocha.

Segundo a orientadora educacional do Cmei, Ana Lúcia Nestor, as atividades desenvolvidas têm por objetivo despertar entre as crianças o conhecimento, aceitação e o respeito às diferenças. “Nós procuramos trabalhar junto às crianças o autoconhecimento e a aceitação de suas características, a autoestima em relação à sua identidade e principalmente mostrar que somos pessoas diversas, com aspectos e características diferentes, mas que devemos respeitar essas diferenças.”