Unidades educacionais da região Sul da Capital são contempladas pelo projeto Pé de Sombra

Secretaria Municipal da Educação

Autor: Redação Semed | Publicado em 11 de dezembro de 2018 às 17:03

 O projeto visa arborizar o entorno das 74 unidades educacionais da rede municipal de ensino


Dando continuidade às ações do projeto Pé de Sombra, implantado pela Prefeitura de Palmas em 2017, que tem como principal objetivo contribuir para que a Capital conquiste um clima mais ameno e saudável com a arborização de áreas disponíveis nas unidades educacionais e suas proximidades, na manhã desta terça-feira, 11, a prefeita Cinthia Ribeiro esteve em duas unidades educacionais da região Sul para participar do plantio de mudas de espécies nativas do Cerrado.

 

A primeira unidade a ser beneficiada com a arborização foi o Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Paraíso Infantil, localizado no setor Bela Vista. No Cmei foram plantadas 12 mudas de árvores entre frondosas e frutíferas, de pequeno, médio e grande porte, definidas conforme análise do espaço disponível.

 

Uma das auxiliares da prefeita durante o plantio, foi a pequena Heloísa Vitória, de 4 anos, que disse ter ficado muito feliz em plantar uma árvore. “Achei lindo plantar a mudinha porque ela vai crescer e vai dar sombra e muitas flores e frutos pra gente comer”, afirmou.

 

Do Cmei, a gestora seguiu para a Escola de Tempo Integral Anísio Teixeira, no setor Bertaville, onde também participou do plantio de 20 novas mudas de árvores nativas favorecendo assim, a flora local. Entre as espécies escolhidas estão, mudas de goiaba, caju, pitanga, ingá feijão, entre outras.

 

A prefeita Cinthia pediu a contribuição dos alunos para que sejam parceiros do projeto ajudando com o cuidado e preservação das plantas, bem como na conscientização das pessoas. “É importante que vocês nos ajudem a conscientizar as pessoas sobre a importância desse verde que é fundamental para a redução da temperatura da nossa cidade e para conservação do meio ambiente que abrigará as próximas gerações”.

 

Para a aluna Helida Lúcia Milhomem, o projeto Pé de Sombra vem contribuir para uma melhor qualidade de vida das pessoas. “Ações como essa que estamos realizando aqui hoje, são muito importantes para o futuro da nossa cidade. A arborização dos espaços livres da nossa escola, além de torná-la mais bonita, ainda contribuirá para que no futuro nós tenhamos um ambiente com ar mais puro, e até frutos para o nosso consumo”, disse a aluna, afirmando que sua turma se compromete em ajudar a cuidar das plantas para que elas cresçam saudáveis.

 

Segundo a presidente da Fundação Municipal de Meio Ambiente, Meire Carreira, o projeto Pé de Sombra já garantiu mais de 1.800 mudas ganhando força e crescendo nas áreas de 34 unidades educacionais, depois do plantio realizado no último período chuvoso.

 

Para Carreira, o projeto tem dois componentes muito fortes. “O primeiro componente é o ambiental, que vem para melhor o sistema de infraestrutura verde de nossa cidade, priorizando as escolas e os seus entornos por meio do plantio dessas árvores, e o segundo componente que é muito importante, é o envolvimento, a mobilização da comunidade escolar, no sentido de trabalharmos juntos não só com o plantio das árvores, mas também no cuidado, no zelo e no desenvolvimento de projetos que contribuam com o meio ambiente”.

 

Ao final do evento, a prefeita acompanhada da secretária da Educação Juscéia Garbelini e demais técnicos, almoçou com os alunos da ETI Anísio Teixeira.

 

O Projeto


O projeto Pé de Sombra foi desenvolvido a muitas mãos. É uma ação da FMA, que teve o projeto paisagístico assinado em parceria entre o Instituto Municipal de Planejamento Urbano de Palmas (Impup) e o curso de arquitetura da Ulbra. O plantio que obedece à normatização do Plano de Arborização do Município é realizado pela Fundação Municipal de Meio Ambiente, com a parceria das secretarias Municipais da Educação e da Infraestrutura e Serviços Públicos, com o auxílio da comunidade escolar.

 

O projeto visa arborizar o entorno das 74 unidades educacionais da rede municipal de ensino.

 

 

Edição e postagem: Lorena Karlla