USF da Arno 61 realiza dia D de Dezembro Vermelho

Secretaria Municipal da Saúde

Autor: Redação Semus | Publicado em 06 de dezembro de 2023 às 13:26

Ação acontece nesta quinta-feira, 7, das 17 às 21 horas

A Secretaria Municipal da Saúde de Palmas (Semus) realiza nesta quinta-feira, 7, o dia D da campanha Dezembro Vermelho na Unidade de Saúde da Família (USF) da Arno 61 (503 Norte). A ação inicia às 17 horas e segue até às 21 horas, com o objetivo de conscientizar a população para o tratamento precoce da síndrome da imunodeficiência adquirida (Aids) e testagem rápida para detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

A coordenadora técnica das Doenças Infectocontagiosas da Semus, Eziane Costa, reforça que a ação é uma oportunidade de divulgar o trabalho realizado na rede pública. “Às vezes, por nunca terem precisado, as pessoas não sabem que a gente fornece toda a assistência desde a testagem ao tratamento. Mas o mais importante é conscientizar a população para a prevenção”, destaca. 

 

Prevenção HIV

Além de fornecer preservativos nas unidades de saúde, a Semus também disponibiliza aos usuários, de forma gratuita, a Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEp), que é uma importante medida na redução do risco de contrair infecção por uso de medicamentos diários. É indicado para pessoas que se expõe em fatores de risco como relação sexual sem preservativo, acidente ocupacional em unidades de saúde com material perfuro cortante, aerossóis ou respingos de secreções de corpo humano em mucosas oculares, bucal ou ferimentos abertos, entre outros.

Além disso, também é oferecida gratuitamente na rede a Profilaxia Pós-Exposição de Risco (PEP). Ela é destinada para pessoas que tenham passado por situações que possibilite o risco de contágio, como violência sexual, relação sexual desprotegida (sem o uso de camisinha ou com seu rompimento) e acidente ocupacional (com instrumentos perfurocortantes ou contato direto com material biológico). 
 

Texto: Semus Palmas

Edição: Secom