USF da Arno 61 realizará atendimentos de Covid-19 no próximo fim de semana

Secretaria Municipal da Saúde

Autor: Redação Semus | Publicado em 13 de dezembro de 2022 às 18:36

A medida é para facilitar o acesso dos usuários aos serviços de atendimento médico e de enfermagem e vai ocorrer no sábado, 17, e no domingo, 18

A Unidade de Saúde da Família da USF Arno 61 (503 Norte) estará aberta no próximo fim de semana (sábado, 17, e domingo, 18) para atender a população. Conforme a diretora de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal da Saúde de Palmas (Semus), Marêssa Castro, a medida visa facilitar o acesso dos usuários aos serviços de atendimento médico e de enfermagem, testagem para covid-19 e dispensação de medicamentos. No último final de semana, a USF Arno 61 efetuou centenas de atendimentos, entre eles 289 testes rápidos, dos quais 98 com resultado positivo para covid-19 e 52 testes RT-PCR, cujas amostras foram encaminhadas para o Laboratório Central do Estado (Lacen). 

De acordo com a diretora da Vigilância em Saúde, Maressa Castro, o atendimento é exclusivo para aqueles que estão dentro dos critérios de casos suspeitos  ou confirmados de covid-19. Maressa esclarece que pessoas com sintomas moderados e graves devem ser atendidas ou encaminhadas para as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). 

De segunda às sextas-feiras, no horário de 8 às 17 horas, as 34 USFs da rede municipal de Saúde estão aptas a realizarem o teste. Para se submeter à testagem sem agendamento, o usuário deve comparecer em sua unidade de referência. Para fazer em qualquer outra unidade, o usuário deve agendar no portal do Coronavírus Palmas.