USF Morada do Sol recebe evento de abertura de campanha contra hanseníase

Secretaria Municipal da Saúde

Autor: Secom - Redação | Publicado em 11 de janeiro de 2024 às 11:46

Evento unifica atividades do Janeiro Roxo pela conscientização da população sobre a prevenção, diagnóstico e tratamento da doença

A abertura oficial da campanha Janeiro Roxo em Palmas ocorrerá nesta sexta-feira, 12, às 7 horas, na Unidade de Saúde da Família (USF) Morada do Sol.  Na manhã desta quinta-feira, 11, a Secretaria Municipal da Saúde (Semus) esteve presente em ação unificada para definir a programação do Janeiro Roxo e promover conscientização sobre a hanseníase em Palmas e no Tocantins.

Na Capital, a programação se inicia na USF Liberdade e na USF José Luiz Otaviani (Arno 33) onde ocorrem atividades alusivas com roda de conversa sobre prevenção, tratamento, prevenção de incapacidades físicas e autocuidado. No sábado, 13, às 16 horas, a USF da 108 Sul promove atendimento e palestras de conscientização sobre a hanseníase. 

A secretária municipal da Saúde, Anna Crystina Mota, expressou gratidão pela participação de todos no evento, destacando a importância da integração. Ela ressaltou que a campanha é um esforço conjunto com os diversos entes, enfatizando a composição do Sistema Único de Saúde (SUS) e a necessidade de fazer a engrenagem rodar.

Durante sua fala, a secretária também abordou a relevância da visibilidade para Tocantins, especialmente no contexto epidemiológico em Palmas. Com ênfase na luta contra o preconceito, ela frisou a importância de evidenciar a parte epidemiológica e proporcionar vivências para as pessoas incluídas nesse contexto. “O avanço da linha de cuidado voltada para a assistência à hanseníase é crucial, sendo uma linha bem estruturada que precisa ser impulsionada”, disse a secretária Anna. 

Conforme destacado pela coordenadora do Movimento de Reintegração dos Acometidos pela Hanseníase (Morhan), Joseane Franco, a iniciativa do movimento visa ativamente engajar o poder público por meio desses encontros estratégicos. “O objetivo principal é integrar diversas atividades com o propósito de fomentar a conscientização da população em relação aos cuidados essenciais relacionados à hanseníase”. Além disso, a coordenadora explicou que busca-se uma participação ativa e efetiva nas referidas atividades, promovendo uma sinergia entre os setores envolvidos. “Essa abordagem visa, não apenas informar mas, também criar um ambiente propício para o entendimento e a adoção de práticas saudáveis no enfrentamento da hanseníase, fortalecendo assim os laços entre a comunidade e as ações voltadas para a saúde pública”.

O evento contou com a participação da Secretaria Estadual da Saúde (SES-TO), Morhan, Ministério da Saúde (MS) e Conselhos de Saúde. 

Programação ‘Dia H’ Janeiro Roxo

• 16/01 (ter)

USF Mariazinha - manhã e tarde - Avaliação odontológica de paciente em tratamento, roda de conversa sobre autocuidado, prevenção de incapacidade e direitos e deveres do portador de hanseníase, avaliação de paciente em tratamento e com tratamento concluído. Atividades também são promovidas nos dias 23, 30 e 31. 

• 17/01 (qua)

USF Santa Fé - manhã e tarde - Sala de espera sobre o direito da pessoa com diagnóstico de hanseníase e oficina sobre prevenção de incapacidades. Busca ativa e atendimento agendado dos pacientes;

USF Novo Horizonte - 8 horas - Mutirão de avaliação de contatos, sala de espera e rodas de conversas;

USF 1206 Sul - 8 horas - Roda de conversa com pacientes acometidos com Hanseníase e Sala de espera. Atividades também ocorrem no dia 24. 

• 25/01 (qui)

USF 603 Norte - 7 às 19 horas - Sala de espera com equipe multiprofissional; busca de casos novos para diagnóstico, avaliação de contatos de casos já diagnosticados, busca ativa de pacientes faltosos ou em situação de abandono de tratamento;

USF 503 Norte - 9 horas - Roda de conversa com equipe da área técnica da hanseníase e avaliação neurológica;

USF 207 Sul - 19 horas - Roda de conversa com equipe da unidade. 

• 26/01 (sex)

Parque Municipal da Pessoa Idosa Francisco Xavier de Oliveira  - 8 horas - Encerramento da campanha. Roda de conversa sobre prevenção, diagnóstico, tratamento, prevenção de incapacidades físicas e autocuidado com profissional médico especialista em hanseníase. Roda de conversa com advogado especialista em direito da saúde para sanar dúvidas sobre os direitos dos pacientes acometidos pela doença. Espaço de fala para testemunhos dos usuários em relação ao tratamento e cura.

 

Texto: Semus 

Edição: Juliana Matos / Secom