Uso de drones em atividades ambientais tornará serviços mais eficientes

Fundação Municipal de Meio Ambiente

Autor: Georgethe Pinheiro | Publicado em 13 de setembro de 2021 às 18:37

O órgão capacitou técnicos para utilização dos equipamentos em sua rotina de trabalho; com o equipamento é possível fazer identificação detalhada de uma propriedade

Realizar serviços de fiscalização, monitoramento, vistorias, localização de focos de queimadas de forma remota e com maior precisão já é uma realidade para a Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA), que adquiriu dois drones via compensação ambiental, e capacitou seus técnicos para utilização dos equipamentos em sua rotina de trabalho. O treinamento foi oferecido pela empresa Geo Palmas, fornecedora dos equipamentos, na tarde desta segunda-feira, 13, na sede da FMA.

Além dos servidores da Fundação, também participaram do treinamento, servidores da Guarda Metropolitana de Palmas (GMP), Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Serviços Regionais (Sedurs), Secretaria Municipal de Regularização Fundiária, além do policial civil Diêrverson dos Reis, que é ex-servidor da FMA e participou da capacitação como convidado.

O mini-curso foi organizado de forma que os servidores conhecessem e se familiarizassem com o equipamento, aprendendo a manusear, montar, desmontar, além dos cuidados de acondicionamento. Eles também foram instruídos sobre configuração e planejamento de vôo; realização de vôos autônomos e manuais.

O diretor de Monitoramento Ambiental, Adriano Pinto, explicou que com o uso dos drones será possível realizar de forma remota ações que antes dependiam totalmente da presença humana no local.

“Agora, vamos poder localizar com precisão o local e o tamanho de uma queimada antes de deslocarmos uma equipe para combatê-la”, exemplificou. Ele contou que com o equipamento é possível fazer vôos de identificação detalhada de uma propriedade, podendo assim verificar ocorrência de degradação ambiental, realizar uma vistoria, acompanhar uma denúncia. “Tudo de forma remota, rápida e eficaz”, destacou.