Usuários das Bibliotecas Municipais poderão assistir filmes gratuitos no Cine Cultura

Fundação Cultural de Palmas

Autor: Samara Martins | Publicado em 13 de março de 2020 às 16:57

O cinema e a literatura sempre estiveram de mãos dadas. E para estimular ainda mais essas duas formas de arte, o projeto Cine Literário, lançado nesta quinta-feira, 12, pela Fundação Cultural de Palmas (FCP), vai disponibilizar ingressos gratuitos do Cine Cultura para usuários das bibliotecas municipais de Palmas que pegarem emprestado livros que foram adaptados para o cinema.

O lançamento do projeto contou com palestra dos professores da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Doutora em ensino de língua e literatura, Gislene Camargos, e o Mestre em Filosofia, Roberto Amaral, além de alunos e professores de escolas de Palmas e exposição de livros sebo da Capital ‘Sebo da Vovó’ e exibição do filme Martin Eden, adaptação de livro do escritor norte- americano, Jack London.

Para a professora Gislene Camargos, vem como uma ferramenta no processo de formação de leitores. “O Cine Literário é de grande importância, porque são dois tipos de arte, uma buscando incentivar a outra. A formação de leitores é algo que todas as Instituições de Ensino buscam, e essa iniciativa do Cine Literário é muito importante para estimular a leitura”, disse.

Já o professor Roberto Amaral, destacou que Cinema e Literatura, apesar de caminharem juntas com a literatura servindo de inspiração para o cinema, são artes distintas, e que quando o livro se torna filme, ocorre uma recriação do processo artístico. “Há que se respeitar as peculiaridades de cada uma dessas formas de arte, e esse Projeto permite justamente se discutir a leitura da obra literária e assistir ao filme, estabelecer relações, proximidades, distanciamentos...”, elucidou.

O Projeto

O ‘Cine Literário’, uma parceria da Biblioteca Jornalista Jaime Câmara e o Cine Cultura, tem como finalidade de estimular a leitura, tendo como mote livros adaptados para o cinema. Uma das ações o projeto é a distribuição gratuita de ingressos para o Cine Cultura. Para estar apta a receber os ingressos, a pessoa precisa pegar emprestado um dos livros disponíveis nas bibliotecas municipais que foram adaptados para o cinema, e após a leitura, apresentar um resumo de cinco linhas no Cine Cultura.

Para o projeto foram catalogados os livros disponíveis nas bibliotecas municipais e que foram adaptados para a tela de cinema. Estes filmes, ou serão exibidos no Cine Cultura ou estarão disponíveis para empréstimo na Cinemateca que compõe a Biblioteca. Também serão realizadas sessões comentadas mensais, com filmes que a Cinemateca da Fundação Cultural já possui ou filmes do circuito exibidos no Cine Cultura conforme a programação semanal.

Vale - entrada no Cine Cultura

A programação de filmes será apresentada mensalmente e vale ingresso do Cine Cultura a leitura dos seguintes livros, disponíveis nas bibliotecas municipais de Palmas:

- ‘Mulherzinhas (‘Adoráveis Mulheres’) Louisa May Alcott;

- ‘O Tempo e o Vento’, Erico Veríssimo;

- ‘Meu Pé de Laranja Lima’, José Mauro de Vasconcelos;

- ‘Orgulho e Preconceito’, Jane Austen;

- ‘A Vida Invisível’, de Eurídice Gusmão, Martha Batalha;

- ‘O Pequeno Príncipe’, Antoine de Saint-Exupéry;

- ‘Martin Eden’; Jack London;

- ‘Jovens Polacas’, Esther Largman;

- ‘Abril Despedaçado’, Ismail Kadaré;

- ‘O Primo Basílio’, Eça de Queiroz;

- ‘O Diabo Veste Prada’, Lauren Weisberger;

- ‘Harry Portter: (e A Ordem da Fênix)’, ‘(e A Pedra Filosofal)’, ‘(e O Cálice de Fogo)’, ‘(e O Enigma do Príncipe)’ e ‘(e O Prisioneiro de Azkaban)’.