Usuários devem levar documento de identificação com foto para atendimento nas UPAs e Centros de Saúde de Palmas

Secretaria Municipal da Saúde

Autor: Redação Semus | Publicado em 22 de julho de 2019 às 17:10

  Medida traz segurança tanto para usuários quanto para trabalhadores do SUS


Para realizar o atendimento seja na Unidade de Pronto Atendimento Norte ou Sul de Palmas ou ainda nos Centros de Saúde da Comunidade os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) devem apresentar documento oficial com foto e CPF. Outro documento que exigido é o cartão do SUS, obrigatório para qualquer tipo de atendimento na rede pública de saúde em todo País. 



“A medida não é uma novidade, nosso sistema de triagem de pacientes, exige a inserção dessas informações. Mas temos presenciado, principalmente nas UPAs, pessoas tentando se passar por outras, por não apresentarem o documento de identidade (RG) e CPF. Então a medida é uma forma de segurança tanto para quem usa o serviço como para quem trabalha nessas unidades”, explicou a coordenadora de Urgência e Emergência da Secretaria de Saúde de Palmas, Adriana Avelar.



A exigência dos documentos é feita desde a mais simples consulta ao médico até uma cirurgia de alta complexidade. Nas UPAs são frequentes as ocorrências de pessoas que procuram atendimento sem levar o cartão, ou qualquer documento de identidade. A coordenadora, lembra ainda que é indispensável a apresentação dos mesmos, ainda que o paciente já tenha cadastro. No caso de menores ou incapazes, os responsáveis devem apresentar o documento.



“As informações pessoais registradas seguem direto para o banco de dados do Sistema Único de Saúde, que passa a ter como monitorar todo o atendimento de cada paciente na unidade, como gastos individuais com medicamentos, exames, internações, entre outros serviços. Esse controle ajuda a melhorar o planejamento, a melhoria dos serviços, e implica diretamente no recebimento de recursos para o funcionamento das unidades”, acrescentou.

 

 



 

Edição e postagem: Lorena Karlla