Usuários do SUS participam de programação no mês da saúde e qualidade de vida

Secretaria Municipal da Saúde

Autor: Redação Semus | Publicado em 11 de abril de 2022 às 15:47

As ações estão sendo promovidas em ambientes internos e externos das USFs

As atividades alusivas ao mês que estimulam a 'Promoção da Saúde e Qualidade de Vida' tiveram sequência na manhã desta segunda-feira, 11, nas Unidade de Saúde da Família (USFs) da ARSO 111 (1.103 Sul) e Novo Horizonte. 

Nas duas unidades, os profissionais da saúde e os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) interagiram durante a manhã, com a realização de alongamentos e dicas de alimentação saudável. Nesta terça-feira, 12, a programação será na USF Alto Bonito, com orientações sobre alimentação saudável na sala de espera e palestra sobre tabagismo. 

 

Cuidado

Composta por médico, fisioterapeuta, educador físico, enfermeiros, psicólogo, nutricionista, fonoaudiólogo e assistente social, a equipe da USF da ARSO 111 coordenou as atividades, que foram realizadas na porta da Unidade e na academia da saúde localizada em uma praça pública próxima.   

Com a exposição de vários tipos de sugestões de alimentos, tanto comidas saudáveis e outras com mais condimentos que podem prejudicar a saúde, a nutricionista Ana Caroline Fernandes chamou a atenção sobre o cuidado com a ingestão de alimentos adequados e saudáveis adicionados à prática de atividades físicas. 

“A escolha por uma boa alimentação ajuda a promover saúde e também a prevenir doenças sérias”, alertou Ana Carolina, dando dicas sobre os alimentos mais ricos em vitaminas. 

A secretária Thandara Cunha Gabino, 34 anos, mãe de três filhos, que estão em fases diferentes devido às idades, conta que estimular a família a comer de forma saudável e ter na rotina a prática de atividades não é uma tarefa muito fácil. “A diferença de idade entre cada um deles é de mais ou menos sete anos, sendo assim, cada um prefere mais alguns tipos de alimentos. Procuro mostrar e preparar refeições mais ricas em nutrientes, mas nem sempre são as mais preferidas por eles. O Arthur, de nove anos, não gosta de frutas e legumes, então é uma luta diária”, disse a mãe.

Arthur Máximus, que estava acompanhado da mãe Thandara, aproveitou o bate papo com a nutricionista para tirar algumas dúvidas. Segundo ele, não gosta de comer banana, mas sabe que a fruta é rica em potássio, portanto ele quis saber da profissional o que pode ser substituído na alimentação que possa ingerir a vitamina. “Vários legumes, verduras e outras frutas contêm também o potássio. Duas castanhas, por exemplo, é o suficiente para a ingestão da vitamina”, orientou. 

A ação seguiu durante o período da manhã, com atendimentos individualizados, atividades em grupo e degustação de frutas.

 

Programação em outras USFs

-11 a 29/04 - USF Valéria Martins - 1.206 Sul - Distribuição de panfletos sobre qualidade de vida.

-12/04 - USF Alto Bonito - Orientações Alimentação Saudável na sala de espera da unidade e palestra sobre tabagismo.

-13/04 - USF 405 Norte  - Escola Municipal Paulo Leivas Macalão - 9 às 11 horas - Palestras educativas; Orientações sobre saúde bucal, entre outras atividades.

-14/04 - USF 406 Norte - a partir das 7 horas - Momento com o grupo de Mulheres Ativas com diálogo sobre  hábitos alimentares e prática de atividade física na praça da 506 Norte.

-14/04 - USF Santa Bárbara - Palestras sobre alimentação saudável, saúde mental, direitos dos idosos.

-14/04 - USF José Hermes - Setor Sul - Palestras para gestantes sobre a importância do pré natal, planejamento familiar, alimentação entre outras.

-14/04 - USF José Lúcio Carvalho - (Lago Azul) - Ação de qualidade de vida, dinâmicas com a equipe de saúde.