UVCZ leva educação em Saúde para alunos da Capital por meio de palestras remotas no portal Palmas Home School

Secretaria Municipal da Saúde

Autor: Redação Semus | Publicado em 02 de outubro de 2020 às 14:36

Conteúdo sobre educação em saúde, prevenção de zoonoses são disponibilizados

Com o objetivo de levar educação e conhecimento sobre as medidas preventivas contra as doenças vetoriais, a Secretaria Municipal da Saúde (Semus), por meio da Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses de Palmas (UVCZ), disponibiliza na plataforma do Palmas Home School, palestras sobre educação em saúde, prevenção das zoonoses, como leishmaniose e também de doenças vetoriais como chagas, dengue, zika e chikungunya e ainda prevenção de acidentes com animais peçonhentos e venenosos.

A iniciativa, que sempre ocorre nas escolas para alunos da Educação Infantil ao 9° Ano, foi planejada no início da pandemia, porém, entrou em prática neste semestre. “Estamos adequando as ações de educação em saúde da Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses à nova realidade. E, para que as ações continuem ocorrendo, fortalecemos a parceria com a Secretaria Municipal da Educação e pactuamos trabalhar integrado com as aulas no Portal Home School da Prefeitura de Palmas”, destaca a técnica responsável pelo Departamento de Educação em Saúde da UVCZ, Lana Rúbia Rocha de Souza.

As palestras são inseridas mensalmente na plataforma por meio das mídias digitais como links no YouTube. “A ideia é que os alunos e a comunidade em geral tenham acesso às informações sobre prevenção das zoonoses e doenças vetoriais de forma didática e ao mesmo tempo, repassadas por profissionais da UVCZ. Já que estamos impossibilitados de realizar as palestras presenciais, encontramos uma forma de não deixar a população desassistida desses cuidados, que são tão importantes para a saúde de todos”, destaca a técnica.

As palestras podem ser acessadas no endereço eletrônico https://www.educacao.palmas.to.gov.br/, na plataforma Palmas Home School.

Palmas Home School

O Palmas Home School é uma ferramenta virtual disponibilizada pela Secretaria Municipal da Educação (Semed) para que os alunos da rede municipal mantenham a rotina de estudos durante a suspensão das aulas presenciais por causa da pandemia da Covid-19.

O ambiente virtual oferece textos, atividades, vídeos, livros e sugestões de sites para o aprendizado dos alunos. Há conteúdos para todas as séries do 1º ao 9º Ano, além de material para a Educação de Jovens e Adultos (EJA).