UVCZ oferece palestra sobre prevenção de arboviroses e leishmaniose no Renapsi

Secretaria Municipal da Saúde

Autor: Redação Semus | Publicado em 27 de março de 2023 às 14:41

Ação ocorre nesta terça-feira, 28 e tem como público os menores-aprendizes da unidade

A Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses (UVCZ) da Secretaria Municipal da Saúde (Semus) realizará amanhã, dia 28, uma palestra sobre arboviroses e leishmaniose na sede da Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração (Renapsi) de Palmas, localizada na quadra ACSU-SO 100 (1.001 Sul). O evento, que será realizado no período matutino, às 8h30, e vespertino, às 14h30, tem como objetivo orientar os menores-aprendizes sobre as medidas preventivas contra essas doenças transmitidas por insetos e animais.

A palestra será ministrada por Ana Cristina, bióloga da UVCZ. Ela explica que o evento também tem como finalidade difundir informações para promover mudanças no comportamento social, que levem à prevenção de doenças. “Serão abordados temas como os sintomas das doenças, os cuidados necessários para evitar a proliferação dos vetores e reservatórios, além de serem apresentadas medidas preventivas e orientações para o tratamento das enfermidades”, explica.

As arboviroses são doenças virais transmitidas ao ser humano, por meio da picada de insetos como o mosquito Aedes aegypti, o vetor da dengue, zika e chikungunya. A leishmaniose é uma doença transmitida por animais como o cão, que pode ser um reservatório da doença e transmitir para humanos através da picada do mosquito-palha.