UVCZ realiza palestra para alunos de escola municipal dos cuidados com arboviroses

Secretaria Municipal da Saúde

Autor: Redação Semus/Palmas | Publicado em 30 de março de 2023 às 14:26

Estudantes receberam as equipes da saúde para um evento que dá dicas para prevenção dessas doenças

Nesta sexta-feira, 31,  uma equipe da Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses (UVCZ)  da Secretaria Municipal da Saúde (Semus) realizará uma palestra educativa sobre arboviroses e leishmaniose na Escola Municipal Carlos Drummond De Andrade. O evento terá duas turmas, uma matutina às 8h30 e outra vespertina às 14h30. O objetivo dessas ações é conscientizá-los sobre os cuidados necessários para evitar a proliferação de arboviroses e leishmaniose. 

Na última terça-feira, 28, a equipe da UVCZ ministrou uma palestra na sede da Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração (Renapsi), destinada a jovens trabalhadores. 

Na ocasião, a palestrante e bióloga da UVCZ, Ana Cristina, sublinhará aos estudantes a importância de preservar ambientes limpos e isentos de focos de mosquitos, além de elucidar suas dúvidas, enfatizando a importância da conscientização e adoção de medidas preventivas para assegurar o bem-estar e saúde de todos os presentes.

As arboviroses são doenças virais transmitidas por insetos, como o mosquito Aedes aegypti, que é vetor da dengue, zika e chikungunya. Já a leishmaniose é transmitida por animais, como o cão, que pode ser um reservatório da doença e transmiti-la aos humanos através da picada do mosquito-palha.

 

Texto: Semus/Palmas

Edição: Secom