UVCZ realiza testagem gratuita de calazar em cães

Secretaria Municipal da Saúde

Autor: Redação Semus | Publicado em 26 de janeiro de 2023 às 07:26

De segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, sem agendamento

Ter a posse responsável de um animal, além de dar muito carinho, comida e água, requer outros cuidados, como levar para passear, castrar, manter as vacinas em dia e fazer a testagem constantemente de calazar. A Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses (UVCZ) da Secretaria Municipal da Saúde de Palmas (Semus) realiza testagem de leishmaniose em cães gratuitamente, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, sem necessidade de agendamento prévio.

O teste é rápido, em 15 minutos o resultado já é divulgado e ele funciona como uma triagem para selecionar os animais que dão positivo para fazer o exame sorológico que é enviado ao Laboratório Municipal, como explica o coordenador geral da UVCZ, Auriman Cavalcante. “Não é necessário trazer os documentos do cãozinho, mas o animal deve ter mais de 6 meses de vida para fazer a testagem”.

Segundo o coordenador, os primeiros sinais da doença nos animais não são fáceis de serem detectados e nem todos os cães infectados apresentam os sintomas da leishmaniose. Entretanto, alguns podem apresentar perda de pelos, descamação da pele, sobretudo no focinho, úlceras na pele, mais comum na orelha, no focinho e na cauda, emagrecimento, desânimo e o crescimento excessivo das unhas.

Cavalcante ressalta que Palmas é uma área de transmissão intensa para leishmaniose visceral canina por causa das condições climáticas da Capital, altas temperaturas e umidade, que propiciam a proliferação do mosquito palha, que é o transmissor do calazar. “Além de fazer a testagem pelo menos uma vez por ano, o ideal é combater o mosquito, eliminando os possíveis criadouros encontrados em matéria orgânica como restos de comida, frutas, fezes de animais, folhas e galhos”.